quinta-feira, maio 01, 2008

Resposta do Presidente do Conub sobre o Conselho Federal de Umbanda

Como somos democráticos e nossa intenção não é outro senão informar aos leitores, reproduzimos abaixo a resposta do Sr. Silvio Garcez (Mestre Aramaty), presidente do Conselho Nacional de Umbanda sobre o famigerado "Conselho Federal de Umbanda", divulgado na lista daquele Conselho:

Brasília, 1º de maio de 2008.

Aranauam, Salve, Axé, Motumbá, Maná, Macuiú, Saravá a todos os irmãos,

Através deste e-mail, gostaria de esclarecer algumas duvidas e também responder alguns questionamentos que surgiram nos últimos dias relacionados com o CFUB e o CONUB.

O CFUB - Conselho Federal da Umbanda e o CONUB – Conselho Nacional da Umbanda do Brasil são órgãos semelhantes, não tem na pratica nenhuma distinção. O CFUB, não é um órgão normativo ou regulador, como alguns irmãos afirmaram em mensagens anteriores, até por que, órgãos desta natureza tais como OAB, CRM e correlatos são conselhos que gerenciam e propiciam o exercício das respectivas profissões as quais estes estão ligados. Assim fica claro que o CFUB não tem, e nunca teve este objetivo, pois apesar de alguns entenderem o contrário, a Umbanda não é um negocio e ser Umbandista não é profissão.

Outro ponto é a questão da representatividade. Representatividade segundo o dicionário Aurélio é a qualidade de quem representa politicamente os interesses de um grupo, classe social, povo, etc. Entendam política como a habilidade no trato das relações humanas, com vista à obtenção dos resultados desejados que objetivem o bem comum.
Fica claro que representatividade não se conquista com documentos ou frases e sim com realizações concretas.

Falando em realizações, a experiência do CONUB tem demonstrado uma situação no mínimo intrigante. Temos tido um relacionamento próximo e profícuo com outros movimentos filosófico religiosos, através da URI – Iniciativa das Religiões Unidas, organismo internacional que congrega praticamente todas as manifestações religiosas existentes no planeta, e com a comunidade acadêmica por intermédio da FTU- Faculdade de Teologia Umbandista nossa grande parceira, exercendo um diálogo inter-religioso e inter-disciplinar. Por outro lado, quando se fala em diálogo intra-religioso o que temos nos deparado é com uma série de ataques e defesa de posicionamentos que não têm nada de positivo para o Movimento Umbandista.

Neste sentido, em respeito aos seus objetivo estatutários de união, respeito à diversidade e valorização da Umbanda, o CONUB comunica a todos que não irá se manifestar em diálogos ou discussões pouco produtivas e até mesmo desalinhadas com o seu escopo de dignificar da Umbanda e Umbandista.

Um forte Sarava a todos

Silvio Ramos Garcez – Aramaty
Presidente do Conselho Nacional da Umbanda do Brasil – CONUB
http://www.conub.org/
dialogo@conub.org.br
CONUB: Dignificando a Umbanda e o umbandista