terça-feira, maio 06, 2008

AOS SIMONÍACOS DA UMBANDA


"Certa vez, faz tempo, eu, através dos meus poderes, transformei o ar em água, e a água novamente em sangue, e, solidificando-a em carne, formei uma nova criatura humana - um menino - e produzi um resultado muito mais nobre do que o Deus Criador. Ele o criou da terra, mas eu o fiz do ar - uma tarefa bem mais difícil: depois eu o desfiz e o dissolvi novamente no ar." Simão o Mago, Apophisis Megale, século I d.C."

O QUE DANTE ESCREVE SOBRE SIMÃO MAGO

Canto XIX

Vala dos Simoníacos

Ó Simão o Mago, e todos aqueles que te seguiram, profanando e vendendo as coisas de Deus pelo preço de ouro e prata! Em vossa homenagem devo soar a trombeta, pois é aqui, nesta terceira

Vala onde estais!

Já estávamos no meio da ponte sobre a terceira Vala. De lá eu vi nas encostas e nos fundos da pedra gelada redondos furos escavados de igual tamanho. Da boca dos furos pendiam os pés de um penitente, cujo corpo estava enterrado nos buracos com a cabeça para baixo. Nas plantas dos pés ardiam chamas, que escorriam por seus calcanhares. Os sofredores, desesperados, agitavam seus pés freneticamente, na vã esperança de livrarem-se das dores causadas pelas chamas.

- Mestre - perguntei -, quem é aquele que se debate mais que os outros, e que é torturado por uma chama mais vermelha?

- Se quiseres - respondeu - eu te levarei até ele, e lá poderás perguntar quem ele é e de onde veio.

Concordei e ele me ajudou na descida difícil, me segurando enquanto passávamos pelas beiras esburacadas. Só quando eu estava diante do pecador foi que ele me soltou.

Ó Simão o Mago, ó míseros sequazes
Por quem de Deus os dons só prometidos
A virtude, em rapina contumazes,
Por ouro e prata estão prostituídos!


Por vós tange ora a tuba sonorosa:
Jazeis na tércia cava subvertidos.
À outra tumba chegamos temerosa,
Da rocha nos subindo àquela parte,
Que, a prumo ao centro, eleva-se alterosa.

Saber supremo! Que inefável arte
Mostras no céu, na terra e infernal mundo!
Oh! teu poder quão justo se reparte!

COMENTÁRIO: Simão é citado no livro de Atos dos Apóstolos (8:9-24), às vezes como "Simão, o mágico", da cidade de Samaria, onde tenta oferecer dinheiro aos Apóstolos de Cristo em troca de suas habilidades miraculosas, especialmente a da imposição das mãos. Assim ele surge como o primeiro herege. A palavra "simonia", significando a compra ou venda ilícita de coisas espirituais como indulgências, sacramentos, iniciações, títulos, cargos, sucessões, etc (como vem acontecendo na Umbanda e em outras religiões), está ligada à suposta atitude de Simão.