segunda-feira, julho 07, 2008

UMBANDA E MAÇONARIA: UM PARALELO

A Maçonaria é uma sociedade discreta, filosófica, de caráter iniciático, areligiosa (porém, deísta), apolítica, com uma faceta filantrópica, que tem como objetivo a construção de Templos às virtudes e masmorras aos vícios, ou seja, o aprimoramento e o crescimento do homem enquanto ser material e espiritual.

A Umbanda é uma religião (re)nascida em terras brasileiras, com influência de várias filosofias e culturas, em especial o cristianismo, o espiritismo, algumas tradições orientais e indígenas e, dependendo da região, com fortes traços da cultura e religiosidade locais. Tem sua faceta filantrópica, com a prática da caridade não somente através do trabalho mediúnico, mas também pelos serviços de assistência material aos menos favorecidos.

A primeira vista, pouco temos em comum entre as duas doutrinas. Mas na verdade, queremos falar de PLURALIDADE DE RITOS e CONDUTA DOS ADEPTOS de uma e outra.

Dentro da imensa e complexa estrutura maçonica, temos vários RITOS, cada um com suas particularidades mas, em essência, traduzem o espírito e a filosofia maçônica. Apenas para ilustrar, citamos o Rito Escocês Antigo e Aceito (o mais praticado e difundido), o Rito Francês (ou Moderno), o Rito Brasileiro (só praticado no Brasil), Rito Adhoniramita, Rito Schröeder, Rito de York, etc. Na essência, todos estes Ritos traduzem a filosofia maçonica, com poucas alterações e nuances filosóficos e simbólicos, mas o Maçom praticante do R.'.E.'.A.'.A.'., reconhece um Irmão de qualquer outro Rito como um seu igual, não se importando com diferenças ritualísticas ou doutrinárias.

Percebam que os Maçons se RECONHECEM como Irmãos e como IGUAIS.

Na Umbanda, temos uma estrutura muito mais complexa do que a Maçonaria. São várias formas de se "fazer" Umbanda e, à exemplo da Sublime Ordem, temos vários Ritos, a saber: Umbanda Mista, Popular, Traçada, Esotérica, Iniciática, etc. É tanta diversidade que poderiamos criar um blog apenas para falar de cada um destes segmentos. O que difere os Umbandistas (ou pelo menos a sua maioria) dos Maçons é que os primeiros vivem se degladiando no afã de determinar qual é o melhor rito ou filosofia praticado e, definitivamente, não há RECONHECIMENTO mútuo e apesar de se tratarem hipocritamente como IRMÃOS, não se enxergam como IGUAIS.

Diferente dos Maçons, os Umbandistas necessitam que alguém lhes diga, através de conselhos, orgãos, etc, quem são seus Irmãos. Se você não é um Umbandista "alinhado" com este ou aquele "mestre", então, por consequência, é um "espúrio" intolerante, um "cego que não conseguiu enxergar a luz.

Nesta "umbanda de mentirinha" que uns e outros têm feito, com seus "conselhos", "escolas" e, principalmente, a postura de "santos", desde que suas posições e "realizações" não sejam alvo de críticas e questionamentos pois, caso contrário, dá-lhe intimidações e trabalhos de magia negra para "amansar" ou calar seus desafetos.

A "umbanda libertária" que muitos "hipócritas-do-santé" pregam por ai, não admite contestações. As palavras "democracia", "liberdade de expressão" e "irmandade", para estes pusilânimes que se arvoram em "mestres" e "pais" somente são aplicadas àqueles, que como carneirinhos cegos, seguem os pastores igualmente cegos em direção ao abismo.

Nesta "umbanda de faz-de-conta", você deve dizer "amém" para as piores contradições doutrinárias e comportamentais, em um verdadeiro "faça o que eu mando e não olhe o que eu faço", praticar ritos de outros sistemas filo-religiosos, que não têm em comum com aquele que por anos praticou, que outrora considerava fetichista, mas que hoje é uma manifestação da "diversidade umbandista", apesar de nada ter em comum com a Umbanda.

Diferente da Ordem Maçonica, esta "umbanda sintética", apesar de insistirem em apregoar que as pessoas devem viver "para" a Umbanda e não dela, reconhecem "sacerdotes", "pai isto" e "mãe aquilo", que não têm profissão, vivem de trabalhinhos, defumações, descarregos caseiros em seus "centrinhos esotéricos", assim como aplaudem outros tantos parvos dispostos a servirem de "boi de piranha" nas lutas contra seus desafetos.

Enfim, alguns vivem por ai, como mariposas, voando ao redor da Banda, fazendo pose de "bolofo-fofo-balofo", com seus cocares multi-coloridos, seus diplomas de "magos", seu reconhecimento e filiações convenientes, desde que os interessados nos "holofotes" batam cabeça e se alinhem aos seus propósitos.

Os Maçons simplesmente o são. Os Umbandistas, pelo menos em sua grande maioria, querem ser qualquer outra coisa menos isto. Por suas vaidades e interesses pessoais, querem ser mais um indíviduo de alguma manada, receberem diplomas, homenagens, notinhas em jornais e spams que à todo momento lotam nossas caixas de e-mail, com a auto-promoção deste ou daquele "líder" umbandista e seus orgãos da "carochinha".

Alguns umbandistas preferem ser mariposas monocromáticas a se chocarem contra uma luz artifical, que julgam ser o Sol. Outros, preferem ser borboletas dotadas de cores vivas, que voam de dia, fazendo o seu trabalho, sem se preocupar em queimar suas asas sob o calor do Verdadeiro Astro Rei.

Então, meu caro leitor, és uma mariposa ou uma borboleta?