quarta-feira, outubro 29, 2008

CHUTA QUE É MACUMBA: 15 MINUTOS DE FAMA ÀS CUSTAS DA FÉ DE MILHÕES

Existem em nosso país uma infinidade de figuras folclóricas, notórias por suas frases de efeito, atitudes e opiniões polêmicas ou, simplesmente, por terem participado de algum reality show, conseguido seus quinze minutos de fama e, como em um passe de mágica, passaram a ser vips, transitando pelo mundo glamouroso da televisão, assim como, em especial, das revistas masculinas. O mais inexplicável, contudo, é que este "curriculum" as tranformou, do dia para noite, em formadoras de opiniões.

No Brasil, estar na mídia, em especial na televisão, é sinônimo de que a pessoa é "formadora de opinião", mesmo se o único talento (se é que podemos chamar assim) é ter um corpo bonito com curvas que despertem o desejo dos homens (e de muitas mulheres também) e se exponha como veio ao mundo, como "carne fresca", nas capas da revista Playboy.

Obviamente, este não é o caso do conhecidíssimo Padre Quevedo, visto que nada tem em comum com alguma "celebridade" participante do "Big Brother" ou atributos para posar para a "G Magazine" ou ser contratado pela produtora de filmes pornográficos "Brasileirinhas".

O sacerdote católico, que muitos histéricos espíritas/espiritualistas juram ser a reencarnação do inquisidor Torquemada, projetou-se nacionalmente dizendo-se cético (?!?), parapsicólogo e cientista. Há anos vem desmascarando aqueles que chama de "chalatães" e evocando o art. 282 do Código Penal, exigindo que o Ministério Público tome providências contra as pessoas que ele enfrenta por crime de charlatanismo.

É famoso o desafio que Padre Quevedo faz para quem algum espírito ou qualquer outra força sobrenatural dobre o seu dedo indicador direito, colocando a ausência de resultado como evidência de que não há poder extra-físico algum.

Em uma oportunidade que tive em debater com o o dito sacerdote, ao ser alvo deste ridículo desafio, revidei pedindo à ele que rogasse à algum dos santos católicos, que fazem milagres, curam as pessoas, etc, ou até mesmo Deus, (os mesmos argumentos que ele utiliza em relação aos nosso Guias e Mentores espirituais) que fizesse o mesmo com o meu dedo indicador.

Não é novidade de que ele saiu pela tangente e evocou o "respeito" à Igreja Romana e seus santos, que de acordo como o pseudo-cético tem "comprovação científica" dos "milagres" que ali ocorrem.

O meu objetivo com este artigo, porém, é outro.

Gostaria que o leitor assistisse, na íntegra, o vídeo abaixo:




Esta matéria foi ao ar no dia 21/07/2005, sendo que a imprensa deu ampla cobertura ao fato que institutos religiosos, como o ICAPRA, resolveram tomar medidas judiciais contra o Padre Quevedo, a apresentadora Luciana Gimenez e do diretor da Rede Tv! Marcelo Nascimento, por desrespeito religioso.

A bem da verdade, devo confessar que só fui tomar conhecimento deste episódio recentemente, ao ler a matéria "Preconceito Religioso: Santa Ignorância" veiculada na Revista Espiritual de Umbanda, já que não sou dado a assistir ao programa "Superpop".

De toda forma, resolvi comentar o assunto, apesar de passados três anos, para chamar a atenção para um detalhe que, ao que parece, ninguém reparou.

Já se tornou "lugar comum" dentro das religiões de matriz africana alguns religiosos se exporem aos holofotes da mídia, mesmo que seja para envergonhar toda a comunidade ligada àquele setor filo-religioso, a pretexto de "divulgarem a religião".

Neste caso em específico, o dito "pai de santo" convidou a equipe de televisão e o Padre Quevedo ao seu Terreiro, fez um ritual idiota diante das câmeras e, como não podia deixar de ser, foi ironizado, achincalhado, teve a sua crença humilhada pelo Quevedo e não esboçou a mínima reação.

O pior, contudo, não foi a cara de parvo que o dito "pai-de-santo" fez ao ouvir as sandices de Quevedo e sim ter se dado ao trabalho de levar a tal oferenda, submissamente, para que o mesmo a chutasse.

Entendeu onde quero chegar, leitor?

No que pese a clara, óbvia intenção do programa "Superpop" em desmerecer as religiões de raiz africana, o maior culpado desta palhaçada foi o tal "pai-de-santo", visto que além de convidar o "lobo" para dentro de sua própria casa, ainda levou, como se fosse um "motoboy" entregando uma pizza, a oferenda para ser alvo do vilipendio.

Em minha modesta opinião, se realmente alguém foi processado por este lamentável episódio, o dito "pai-de-santo" deveria ser igualmente responsabilizado já que participou ativa e submissamente dos fatos. Foi ele quem disponibilizou sua casa e a oferenda chutada, de livre e espontânea vontade, e vem a comunidade umbandista se revoltar somente contra os atos do Padre Quevedo?

Esta na hora da comunidade umbandista, e candomblecista, tomar uma posição séria contra este tipo de situação, onde ditos "babalorixás" e "yalorixás" vão à midia servirem de palhaços e permitir o vilipêndio às nossas tradições e fundamentos.

Talvez seja o momento de nossas federações, conselhos, associações, etc, com toda esta parafernália demagoga, tomar posições e providências sérias, incluso judiciais, para que episódios como estes não se repitam.

Afinal de contas, representatividade é muito mais do que discursos demagógicos nas listas de discussões, festas de "exus" à rigor e outras posturas inócuas e sem resultados práticos que estamos presenciando nos últimos dois anos.

Acorda, Povo de Umbanda...