quinta-feira, maio 01, 2008

Dancem, Umbandistas... dancem...


Há bilhões de galáxias no universo observável e cada uma delas contém centenas de bilhões de estrelas, em uma dessas galáxias orbitando uma dessas estrelas há um pequeno planeta azul e este planeta é governado por um bando de umbandistas.

Mas esse umbandistas não pensam em si mesmos como religiosos.

Eles nem se quer pensam em si mesmos como umbandistas, de fato, eles adoram listar todas as coisas que eles pensam separá-los dos outros umbandistas: doutrinas opositoras, falta de consciência de grupo, eles usam palavras como "diversidade" e "tolerância às diferenças".

Você diz sa-ra-vá eu digo sa-ra-va-ta-ra. Eles que não são umbandistas, certo?

Eles são umbandistas...

Umbandistas com tecnologia de fibra ótica digital de alta velocidade mas ainda assim não conseguem evoluir como grupo, deixar as diferenças e a politicagem de lado e fazer uma Religião forte.

Quero dizer, alguns deles são espertos, você tem que reconhecer isto. Os cursos de magia "disto e daquilo", faculdade de teologia umbandista, o consub, conub, cfu, pdu, isso tudo é muito impressionante, para um bando de umbandistas.

Umbandistas cujos cérebros evoluíram para um tamanho tão ingovernável (mais ou menos do tamanho de um amendoim) que agora é bastante impossível para eles ficarem felizes por muito tempo, na verdade, eles são os únicos religiosos que pensam que deveriam ser felizes, enquanto todos os outros simplesmente são.

Mas não é tão simples para os umbandistas, pois eles são amaldiçoados com as doutrinas de cada um que se arvora "mestre", e assim os umbandistas têm medo, umbandistas se preocupam (em não ser reconhecidos pelos outros umbandistas), umbandistas se preocupam com tudo mas acima de tudo com o que todos os outros umbandistas pensam dele.

Porque os umbandistas querem desesperadamente se encaixar com os outros umbandistas. O que é bem difícil, porque a maior parte dos umbandistas se odeiam. Isto é o que realmente os separa dos outros religiosos.

Estes umbandistas odeiam.

Eles odeiam umbandistas que são diferentes, umbandistas de lugares diferentes, umbandistas de cores diferentes. Sabe, os umbandistas se sentem sozinhos, todos os 800.000 deles.

Alguns dos umbandistas pagam outros umbandistas para ouvir e tentar resolver seus problemas.

Os umbandistas querem respostas, os umbandistas sabem que vão morrer, então os umbandistas fazem deuses (Rivas, Saraceni e outros) e os adoram. Então os umbandistas começam a discutir quem fez (adora) o deus melhor, e os umbandistas ficam irritados e é quando geralmente os umbandistas decidem que é uma boa hora de começar a matar uns aos outros.

Então os umbandistas fazem guerra (listas de discussão, sites apócrifos, orkut, etc). Os umbandistas usam de calúnia, difamação, injúria, intimidação, extorsão e ameaças, os umbandistas têm a Umbanda inteira preparada para explodir, os umbandistas não sabem o que fazer.

Alguns dos umbandistas escrevem, falam, fazem programas de rádio e televisão para uma multidão vendida de outros umbandistas. Os umbandistas fazem troféus e diplomas e então eles os dão para si mesmos como se isto significasse algo.

Alguns umbandistas acham que sabem de tudo, alguns umbandistas lêem Rivas Neto e Saraceni, os umbandistas discutem Rivas Neto e Saraceni sem dar qualquer consideração ao fato de que Rivas Neto e Saraceni são apenas outros umbandistas.

Os umbandistas fazem planos, os umbandistas se apaixonam por suas doutrinas, os umbandistas fazem proselitismo e então fazem mais umbandistas.

Os umbandistas fazem música, e então os umbandistas dançam... dancem umbandistas, dancem!

Os umbandistas fazem muito barulho, os umbandistas têm tanto potencial. Se eles pelo menos se dedicassem.

Os umbandistas usam palavras, cumprimentos e roupas diferentess numa ostensiva negação de sua verdadeira natureza de umbandista.

Os umbandistas constroem gigantes colméias de umbandistas que eles chamam de "terreiros".

Os umbandistas desenham um monte de linhas imaginárias no chão ou em um pedaço de madeira.

Os umbandistas estão ficando sem UNIDADE, que poderia salvar sua precária Religião.

Os umbandistas estão poluindo e saqueando sua Religião como se não houvesse amanhã.

Os umbandistas gostam de fingir que está tudo bem.

Alguns dos umbandistas realmente acreditam que o universo inteiro foi feito para seu benefício, como você pode ver, esses são uns umbandistas atrapalhados.

Estes umbandistas são ao mesmo tempo as mais feias e mais belas criaturas do planeta, e os umbandistas não querem ser umbandistas, eles querem ser outra coisa mas não são.

(adaptado do texto "Dance Monkeys, dance", de Ernest Cline)