quinta-feira, fevereiro 23, 2006

EXU: O AGENTE DA JUSTIÇA KÁRMICA

A Pàdé Olóònòn E Mo Júbà Ojisé

Àwa sé Awo, Àwa Sé Awo, Àwa Sé Awo

Mo Jubá Òjísé


(Vamos encontrar o Senhor dos Caminhos

Meus Respeitos Àquele que é o Mensageiro)


A mais controvertida Entidade do Mundos Espiritual, EXU é motivo de muita confusão e deturpações doutrinárias. Alguns insistem em relacioná-lo com do diabo das Tradições judaico-cristãs, enquanto outros os colocam como seres malévolos, enganadores, interesseiros que vivem a barganhar com as humanas criaturas pelos favores que lhe pedem.

Em alguns Terreiros com características sincréticas, vemos estátuas onde os representam tal e qual a mitológica figura do deus Pan dos gregos, com pernas e pés de bode, corpo peludo, barbicha ou cavanhaque, chifres e o indefectível tridente em mãos. Ainda dizem que estas imagem são fruto dos relatos de "médiuns videntes" que tiveram a "oportunidade" de vislumbrar estes seres espirituais.

Durante anos muito tem se escrito sobre Exu. Há poucos meses adquiri o livro "O Espiritismo no Conceito das religiões e a Lei de Umbanda", de Aluizio Fontenelle, onde o autor define desta forma a figura de Exu:

"Concebe-se na Umbanda a entidade do mal, denominada de EXU, qualquer espírito das trevas, que inconscientemente, tanto pode praticar o mal com o bem.

Admiti-se que o Exu, sendo um espírito de quase nenhuma elevação espiritual, é considerado como uma criança, que por falta de amparo ou orientação, tanto pode tender para o lado bom como para o lado mal." (negrito nosso)

Não se dando por satisfeito, segue o autor em sua dissertação:

(...) "Alguns autores de livros de Umbanda e Quimbanda, dividem essa segunda lei também em sete linhas, tal como a primeira, e assim justificam:

· 1ª - Linha das Almas - chefiada por Omulu

· 2ª - Linha das Caveiras - chefiada por João Caveira

· 3º - Linha de Nagô - chefiada por Gererê (povo de ganga)

· 4ª - Linha de Malei - chefiada por Exu-rei (povo de Exu)

· 5º - Linha de Mossurubi - chefiada por Caminaloá (selvagens africanos - zulus, cafres, etc.)

· 6ª - Linha de Caboclos Quimbandeiros - chefiada por Pântera Negra (selvagens americanos do norte e do sul)

· 7ª - Linha mista - chefiada por Exu da Campina ou Exu dos Rios (espíritos de várias raças)"

Em outra obra do mesmo autor, "A Umbanda Através dos Séculos", temos a oportunidade ver um organograma, onde, supostamente, estaria a hierarquia do "Povo de Exu".

Como podemos observar o autor tinha uma concepção completamente equivocada do que são, na verdade, os Exus de Lei. Os conceitos por ele exposto estão há anos-luz da verdadeira natureza destes seres espirituais.

Os Orixás Ancestrais dão formação, através de seus Guardiões, à chamada Coroa de Defesa Planetária (ou Coroa da Encruzilhada), que é constituída pelos seguintes Maiorais, que nunca tiveram encanação terrestre:

Sr. Alaxirô - Ligado ao Orixá Ancestral Oxalá

Sra. Aynamey - Ligada ao Orixá Yemanjá

Sr. Nugô - Ligado ao Orixá Ogum

Sr. Issoxô - Ligado ao Orixá Oxossi

Sr. Ognax - Ligado ao Orixá Xangô

Sr. Amiroy - Ligado ao Orixá Yorimá

Sr. Iroy - Ligado ao Orixá Yori

Imediatamente abaixo temos os Sete Exus Cabeças de Legião, que são serventia dos Orixás Menores:

Exu Sr. das Sete Encruzilhadas - Serventia do Caboclo Sr. Urubatão da Guia

Exu Sra. Pomba-Gira - Serventia da Cabocla Sra. Yara

Exu Sr. Tranca-Ruas - Serventia do Caboclo Sr. Ogum de Lei

Exu Sr. Marabô - Serventia do Caboclo Sr.Arranca-Toco

Exu Sr. Gira-Mundo - Serventia do Caboclo Sr. Xangô Kaô

Exu Sr. Pinga-Fogo - Serventia de Pai Guiné

Exu Sr. Tiriri - Serventia de Tupãzinho

Para cada Orixá Menor, Guia ou Protetor, temos um Exu para sua serventia. Hierarquicamente os Exus Coroados são serventia dos Orixás Menores, o Exus Cruzados são serventia dos Guias e os Exus Espadados são serventia dos Protetores.

Os verdadeiros Exus Guardiões nenhuma relação tem com o diabo cristão, satanás, lúcifer ou seja lá qual o nome que dão aos "supremo ser do mal", muito menos com os assim chamados "demônios" da tradição judaica, cujos os nomes o autor das obras citadas quer vincular à eles.

É muito comum vermos nas casas especializadas em venda de artigos religiosos, estátuas de extremo mal gosto, que dizem ser do "exu x" ou do "exu Y". tais imagens nos remetem a seres horrendo, com corpos disformes (patas de bode, chifres, tridentes e até mesmo, valha-me meu Pai Oxalá, "exus de duas cabeças", como se fosse possível que um espírito pudesse sofrer tal mutação. Não entendem, na verdade, que não existe consciência dúbia no Astral Superior.

Em termos de Terreiros, ainda é muito comum, infelizmente, presenciarmos cenas dantescas de médiuns incorporados com "exus", onde os mesmos bebem sangue de galinhas (que são mortas a dentadas), ou mesmo sangue de bodes pretos,conjugando tais atitudes com bebedeiras, quando não descambam mesmo para o uso de tóxicos e entorpecentes e toda a sorte de absurdos e esquisitices que não são, de forma alguma, próprias dos verdadeiros Exus. Como senão bastasse, alguns "médiuns" ainda utilizam de capas pretas e vermelhas, tridentes e até mesmo caixões e "tronos" para que seus "exus reis" possam falar aos seus "súditos".

Há de se ter bom senso para chegar a conclusão de que seria um paradoxo que no mesmo lugar onde "baixam" Criança, Caboclo e Preto-Velho, Emissários da Luz para prestarem a caridade em todos os sentidos, "baixassem" seres "infernais" e "demoníacos" para fazer o mal.

Em verdade a tão mal interpretada Kimbanda, a qual os Exus Guardiões estão ligados, não é o "reino do mal". A Kimbanda é a paralela passiva da Lei de Umbanda, ou seja, é aquela que é ORDENADA de cima para baixo e leva a Luz para as sombras. A Umbanda é a Lei e a Kimbanda a Execução desta Lei.

Os Exus são os Guardiões das Zonas Condenadas, a "polícia de choque" do Astral, onde frenam as ações nefastas daqueles espíritos que ainda se encontram embrutecidos, presos à sua própria maldade e ignorância, ou aqueles que são escravos de verdadeiros Magos Negros do Astral Inferior, ligados ao Reino da Kiumbanda.

Exu, na verdade, é o Agente da Justiça Kármica. Está acima da dicotomia Bem/Mal, visto que estes conceitos não se aplicam às suas funções, pois a cada um é dado conforme suas obras.