sábado, março 18, 2006

DE UM MESTRE ESPIRITUAL AO SEU PUPILO

Com o decorrer do tempo, compreenderás, meu filho, que a mais difícil de todas as profissões é a de ser pessoa especial e a mais fácil a de ser como uma pessoa comum.

Como pessoa não vives só no mundo: és parte integrante de um todo que se chama humanidade e teu sagrado dever é contribuir da melhor maneira possível para o esforço comum a fim de deixares este mundo um pouco melhor do que estava, quando a ele viestes, agindo assim serás uma pessoa especial.

Não te confundas com o rebanho, seja uma pessoa especial no meio das pessoas comuns.

Pensa que tens um caminho a percorrer, uma missão que cumprir, um caráter que realizar antes de te graduares pessoa especial na universidade da vida.

Quando encontrares em teu caminho, uma pessoa desinteressada, agarra-te a ela como a sombra ao corpo, imita-a. O desinteresse é a mais difícil lição que terás que aprender para chegares a ser uma pessoa especial. Faça sempre algo sem esperar recompensa material.

À medida que gira infatigavelmente a roda da vida, verás que surge no labirinto humano, esta incontrolável verdade: Decência ! Decência no pensar, decência no sentir, decência no agir. Uma pessoa decente é honesta, que vale dizer, limpo de mãos e de espírito; é justa o que vale dizer, rende culto à equidade.

Em tua ascensão até o cume da pirâmide da vida uma das qualidades mais difíceis de assimilar é a decência. Contudo, não poderás considerar-te graduada na universidade da vida se não fores decente.

Se fores uma pessoa especial e não uma pessoa comum, meu filho serás coerente com os princípios que norteiam a vida das pessoas especiais: a decência, a compreensão dos valores das pessoas de bem, a solidariedade, entre outros. Que as tuas palavras reflitam sempre as tuas ações.

Se desejares seguir ascendendo na áspera e íngreme estrada da vida das pessoas especiais, sofra tuas dores, tuas esperanças, teus erros, com inteireza e dignidade.

Não peças piedade por teus erros. Tira forças de tuas fraquezas e não te considere vencido enquanto correrem gotas de sangue por tuas veias.

Tens um cérebro: pensa com ele. Tens um coração: ama com ele. Tens um par de braços saudáveis: use-os para o bem. Seja solidário com os teus amigos e não haja com desonestidade.

Por que esperar de outras pessoas a ajuda que tu mesmo podes dar-te? Sê teu próprio juiz, acusador e réu. Ninguém melhor do que tu mesmo para penetrar no sacrário do teu coração.

Tu sabes das tuas fraquezas: Vê o lugar da tua possível queda, morde ali teus lábios até sangrá-los e verás que tua possível derrota poderá sempre surgir uma vitória, poderá surgir a pessoa especial, aspiração divina para a humanidade.