sábado, agosto 04, 2007

MULHER MESTRE DE INICIAÇÃO?!?

Fico imaginando como o insígne Mestre Yapacani, o saudoso e lendário W.W. da Matta e Silva, arauto dos Mestre d'Aruanda, deve estar se sentindo vendo toda esta confusão que fizeram com a Doutrina que preconizou por mais de 50 anos, a chamada "Umbanda Esotérica".

Como se já não bastasse o auto-proclamado sucessor do mesmo, ter simplesmente desvirtuado tudo o que ele pregou, inventando um monte de asneiras, temos uma profusão de "mestres" aparecendo por ai, vestindo a sagrada "bata azul" e criando doutrinas.

Faz poucos dias, estava eu pesquisando no Google afim de descobrir as novidades do meio umbandístico e qual não foi minha surpresa ao deparar-me com o site de um conhecido Terreiro de Umbanda Esotérica (pelo menos assim se intitula), onde ao assumir a direção da Casa, devido ao falecimento da fundadora, a nova "Mãe de Santo" dizia ter sido elevado ao grau de "Mestre de Iniciação" dentro da Sagrada Doutrina de Pai Guiné de Angola.

Fiquei estupefato e, porquê não dizer, admirado com tal afirmação já que isto vai completamente de encontro ao preconizado por W.W. da Matta e Silva por, pelo menos, dois motivos doutrinários básicos:

1) Mestre Yapacani SEMPRE deixou muito claro em sua obras a função AUXILIAR da mulher dentro da Doutrina. Jamais houve uma mulher "Mestre de Iniciação" dentro da assim chamada Umbanda Esotérica;

2) Nenhuma mulher recebeu tal título de Mestre Yapacani ou de algum de seus discípulos diretos, os conhecidos "7 Mestres Coroados", sendo que as Altas Sacerdotisas detinham o título de "Senhoras de Templo" e eram (são) PROIBIDAS de iniciar varões.

O que mais me espanta na verdade, é que a tal "Mestre de Iniciação" é filha de uma saudosa médium, de altíssimo gabarito, que nunca se arvorou ou tomou para si título algum, era avessa até mesmo a ser chamada pelo nome iniciático e sempre tocou aquela Casa Umbandista (que depois de seu desecarne, ao que parece, virou alguma coisa parecida com "Umbanda-kardecista-apometrica") e deve, com certeza, estar se revirando no túmulo com a "novidade".

Nada tenho contra esta pessoa, apesar de, tenho certeza, a recíproca não ser verdadeira. Mesmo no tempo que por aquela Casa estive, a coisa já era MUITO puxada para o lado kardecista, com reuniões ao estilo dos trabalhos kardequianos nas quintas-feiras, com direito a leitura do Evangelho Segundo o Espirtismo, prece de Cáritas, água fluidificada e todos os demais detalhes de uma típica sessão de "centro de mesa".

Até ai, tudo bem... vamos dar um desconto, vá lá.

Que muitos dos que dizem preconizar a Doutrina de Pai Guiné de Angola não creiam que a mesma é suficiente para explicar TODO contexto espiritual e necessitam se socorrer junto ao Pentateuco Kardequiano.

Que por falta mesmo de conhecimento Doutrinário e COMPETÊNCIA, deixe de lado, por exemplo, o estudo dos postulados da obra "Umbanda - Sua Eterna Doutrina" e prefira-se estudar o "Livro dos Espíritos".

Que nenhum médium (ou 1% deles) tenha conseguido terminar a leitura de "Umbanda de Todos Nós" e, dos pouco que porventura conseguiram, metade (ou nenhum) entendeu a grandiosidade do que ali está exposto.

Que se faça curso de apometria, shiatzu, do-in, meditação transcedental ou de qualquer outra prática alienígena à Raíz de Pai Guine de Angola, é um direito de cada um.

Que um conhecido escritor kardecista seja convidado a dar palestras no Terreiro e falar de algo que, em absoluto, não domina (UMBANDA), aceitemos, mesmo porque cada um recebe em sua casa quem quiser...

Mas, indo contra tudo que está escrito, se auto-intitular "Mestre de Iniciação" (pelo menos, deveria ter usado "Mestra") já passou para o nível de abuso de nossa boa vontade e compreensão.

Fico imaginando o motivo de simplesmente deixarem de lado a tal "Umbanda Esotérica" na prática e mudar o foco, em definitivo, da linha doutrinária da Casa (já dei uma sugestão: "UMBANDA KARDEQUIANA APOMETRICA") ao invés de ficar agarrada a uma Doutrina que, pelo que me lembro, nunca foi o forte de conhecimento da nova "mestre de iniciação".

Mas, por respeito, deixamos aqui nossa saudação à ela:

Ave, Mestre "Fulana"... Nós que não somos ninguém diante de ti, a saudamos !!!