quinta-feira, fevereiro 12, 2009

A FITA QUE NINGUÉM NUNCA VIU

Existem alguns "mistérios" no meio umbandista que não há Poirot que consiga solucionar.

Dentre tantos, um deles é o vídeo que, de acordo com Rivas Neto (Mestre Arapiaga), guardaria o registro da transmissão do Comando Magístico da Sagrada Raiz de Pai Guiné d'Angola à ele por W.W. da Matta e Silva (Mestre Yapacani).

Em seus livros, em especial nas edições mais antigas, Rivas Neto declara, sem sombra de dúvidas, que foi escolhido como sucessor do Velho Matta e que a tal fita de vídeo, onde se vê e ouve claramente a transmissão do Comando Magístico da Raiz de Guiné, estaria à disposição de quem quisesse assistir.

No entanto, faz alguns anos que publicamente, assim como de forma privativa, em especial quando tinhamos contato via telefone, que cobro a exibição deste vídeo de Rivas Neto e nunca que o mesmo apareceu.

Faz algum tempo - dois, três anos no máximo - que tenho contato com vários dissidentes da OICD espalhados por este Brasil afora. Trocamos informações via e-mail, telefone e até mesmo conheço alguns pessoalmente, sendo que o mais impressionante é que pessoas de lugares e que militaram em épocas diferentes na OICD apresentam o mesmo discurso.

A pergunta que sempre faço a estas pessoas (cujo o número aumenta proporcionalmente ao de visitas a este blog) é esta:

VOCÊ ASSISTIU ALGUMA VEZ A FITA ONDE PAI DA MATTA TRANSFERE O COMANDO MAGÍSTICO DA RAIZ DE GUINÉ AO RIVAS NETO?

E a resposta é sempre a mesma: NÃO.

E isto vindo de pessoas que ficaram por lá dez, doze anos, inclusive com funções administrativas e ritualisticas, como é o caso de dois Mestres dissidentes, um médium que fôra "Guardião do Templo" e outro que, apesar de não ter cargo, tinha certa mobilidade dentro da OICD.

Obviamente o leitor, em especial aquele que simpatiza com Rivas Neto e o acha o "grande unificador" da Umbanda, um semi-deus encarnado, um "condutor da raça humana" (como ele diz em uma das suas obras), logo argumentará que este tipo de informação não é confiável, que vem de pessoas que têm algum tipo de rancor do Rivas e/ou da OICD, que combinaram de falar isto, que é fofoca, etc, etc, etc...

A falha neste tipo de pensamento é uma só: estas pessoas não sabiam (agora sabem) das outras, ou seja, desconheciam que eu mantenho contato com outros dissidentes. Muitas delas, na verdade a maioria, ao menos sabiam que vinham trocando informações comigo.

Tenho agido desta forma faz alguns anos, exatamente para que ninguém sinta-se influenciada ou temerosa a me passar informações, visto que sou uma pessoa pública e notória no meio, não sendo segredo que exerço pesada oposição à Rivas Neto.

Em média, 80% destes meus contatos não sabiam da minha real identidade e me contaram MUITAS COISAS INTERESSANTES, não somente sobre o funcionamento da OICD, mas também aspectos, digamos, cotidianos, profanos até, da vida de muitos "ilustres e respeitáveis" umbandistas.

Desnecessário dizer que sempre tive o cuidado de gravar estas conversas, sejam elas por telefone ou pessoalmente. Tenho e-mails e até mesmo cartas manuscritas, no velho e melhor estilo "carta social", com "quilos" de informações que, infelizmente, por questões legais, não posso publicar.

De toda forma, como já mencionado, o que é recorrente em todo este material é que todas as pessoas jamais viram a tal fita de vídeo, mesmo tendo chegado ao grau de "Mestre" ou militado na OICD por anos.

Antes do advento do "Youtube", e outros sites de compartilhamento de áudio e vídeo, entendo que haveria uma certa dificuldade técnica de expor tão importante documento à apreciação pública. Mas hoje em dia, qualquer criança de oito anos edita e disponibiliza um vídeo na internet.

A FTU já demonstrou mais de uma vez competência na edição de video e até mesmo transmissão de eventos ao vivo através de seu site. Com certeza não há mais nenhum impedimento técnico para que Rivas Neto não disponibilize na íntegra, com imagem e áudio de excelente qualidade, este importante registro da história não somente da Raiz de Guiné, mas também, de certa forma, da Umbanda.

Afinal de contas, para quem tem discípulos, como é o caso de Mestre Obashanan, que vivem a colocar em dúvida a origem, nomes e "Ordens e Direitos" de outros médiuns, nada mais justo que dê o exemplo e prove, sem deixar dúvidas, sua própria condição de sucessor de W.W. da Matta e Silva.

Aguardemos, já que acredito piamente que esta fita não tardará a aparecer para o deleite e assombro da comunidade umbandista.

Exceto, é claro, que à exemplo das "Placas de Ouro" que teriam sido entregues ao fundador da Igreja Mormon, Joseph Smith, esta fita tenha ascendido aos céus ou, pior, sido furtada por um "rabo de encruza" qualquer.