sábado, agosto 04, 2007

A FÊNIX

"E a Fênix, ele disse, é o pássaro que visita o Egito a cada cinco séculos, mas o resto do tempo ele voa até a ìndia e lá podem ser vistos os raios de luz solar que brilham como ouro, em tamanho e aparência assemalha-se a uma águia e senta-se em um ninho que é feito por ela nas primaveras do Nilo. A história de Aigyptos sobre ele é testificada pelos indianos também, mas os últimos adicionam um toque a história que a Fêniz enquanto é consumida pelo fogo do seu ninho canta canções de funeral para si" - Apôlonio de Tiana

Há mais de um ano atrás, resolvi deixar de lado a convivência virtual, afastar-me de listas, blogs, comunidades virtuais e tudo o mais relacionado a este mundinho solerte, vil e complicado chamado "internet". Recolhi-me ao "ninho", preparei a minha "pira funerária" e tal qual a Fênix mitológica, consumi meu corpo e minha consciência no fogo, para renascer, como sempre fiz, e continuar meu trabalho.

Um ano se passou... e tudo continua da mesma forma, aliás, perdoe-me: tudo está MUITO PIOR do meio Umbandista "virtual" do que jamais esteve. Uma verdadeira "guerra civil" está sendo travada, com requintes de crueldade, onde as pessoas, "grandes umbandistas" defensores ferrenhos de "ética, moral, virtude", continuam no Orkut e em outras comunidades virtuais caluniando, difamando, criando fakes afim de desmoralizar seus desafetos, montando comunidades difamatórias, que eles mesmos deletam (fingindo ser os administradores do Orkut) para depois ressurgirem com as mesmas, mostrando como são insistentes e poderosos na divulgação daquilo que chama de "verdade".

A maioria destas pessoas, tão sinceras, honestas, defensoras da Umbanda, de uma pseudo-pureza doutrinária, esquecem que a Umbanda prega amor, abnegação, perdão. Um destes notórios hipócritas, advogado, é o maior semeador de discórdia do meio. Se diz defensor da Umbanda, muito honesto, pessoa acima de qualquer suspeita, mas vive se escondendo atrás de fakes e comentários anônimos afim de destilar seu veneno e criar o máximo de discórdia e cisão possível no meio. Isto, é claro, sem contar a participação de tal elemento na famigerada "Scuderie Le Coq", organização criminosa, denunciada até mesmo pela Anistia Internacional, visto a quantidade de assassinatos e outros crimes que cometeram.

A organização que o tal "umbandista" sempre fez questão e demonstrou orgulho de participar, é citada em um documento da Anistia Internacional, onde o próprio presidente da Ordem dos Advogados do Brasil à época (2002) Dr. Agisandro da Costa Pereira estaria sendo ameaçado de morte por membros desta quadrilha de criminosos disfarçada de associação civil. Se não, vejamos:

"(...) El doctor Pereira y algunos miembros del consejo estatal para los derechos humanos llevan tiempo haciendo campaña contra los homicidios, la corrupción y la impunidad en Espírito Santo. Según los informes, estos abusos están relacionados con la organización policial Scuderie Detetive le Coq (SDLC), grupo que recibe su nombre del detective le Coq y que, según indican los informes, actúa en colaboración con poderosos grupos políticos y económicos del estado. En abril, el doctor Pereira pidió al gobierno federal que, entre otras cosas, interviniera para investigar la muerte de Marcelo Denadai y muchos otros homicidios sin resolver. (Véanse AU 180/97, AMR 19/16/97/s, del 18 de junio de 1997, y su actualización AMR 19/21/97/s, del 31 de julio de 1997.)

Poco después de reunirse con el ministro de Justicia en Brasilia, el 24 de abril, la casa del doctor Pereira fue asaltada. Después, el doctor recibió una larga carta en la que amenazaban con matarlo a él, a su familia o a sus colegas. La carta decía también: «El hablar demasiado ha terminado con Denadai, y puede dañar a otras personas cercanas a él [...] No crea que el sistema judicial hará algo, porque hay implicada gente muy importante [...] ¿A cuántas personas soportaría enterrar en este momento de su vida?» («Falar muito ja levou o Denadai. Pode levar outras pessoas do seu relacionamento [...] Não adianta achar que a Justiça vai fazer qualquer coisa porque tem gente muito grande no negócio [...] Quantas pessoas você agüentaria enterrar nesta altura da vida?»).

También se han hecho intentos de intimidar a otros defensores de los derechos humanos para que no hagan comentarios sobre el homicidio de Marcelo Denadai. Tanto Maria Aparecida Denadai como Izaias Santana Rocha, presidente del consejo estatal para los derechos humanos, han sido demandados por el jefe de la Policía Civil por difamación, tras criticar la investigación policial." [Fonte: http://web.amnesty.org/library/Index/ESLAMR190072002]

Então, caro leitor, esta é a "maravilhosa" e "muito digna" organização da qual o nosso "mui respeitável umbandista" fez parte até que foi extinta, por ordem judicial.

Por outro lado, temos a chamada "resistência", pelo que parece liderada por um médium pelo qual sempre tive grande admiração e respeito. Homossexual assumido, jamais teve de minha parte nenhuma palavra ou atitude de preconceito, pelo contrário, sempre o tratei com dignidade e respeito. Infelizmente, as máscaras caem e o citado médium, talvez afim de de seguir com o resto da tropa, passa então a usar levianamente o nome de quem sempre deu apoio e respeitou, difamando e caluniando, usando o termo "sociopata" (aliás, a única coisa, ao que parece, "culta" que sabe escrever). Aliás, isto só prova o velho adágio latino asinus asinum fricat (um asno coça outro asno).

Enfim, caros amigos, em apertada síntese, é o panorama "umbandístico virtual" da atualidade. As comunidade umbandistas no Orkut e em outra redes sociais semelhantes se dividiram entre um hipócrita caluniador, covarde que não tem a coragem de destilar seus venenos usando o próprio profile e um médium que, apesar de criticar os meios dos primeiro, age da mesma forma.

Então, como não quero e não vou tomar partido, volto a partir de hoje postar diariamente (ou quase) meus rabiscos e borrões neste espaço virtual, sem medo de calúnias, difamações, injúrias ou qualquer outro meio solerte e vil que estes tão nobre "umbandistas" usam ao defender a Senhora da Luz, como se Ela precisasse realmente de defesa.

Aliás, isto me faz lembrar a palavra de um Exu, incorporado em uma médium de quase 80, com o qual tive o prazer e o grande privilégio de conversar quando no ano passado, novamente, fui alvo da sanha caluniosa de alguns:

"A grandeza inspira a inveja , a inveja engendra o despeito, o despeito produz a mentira."

Enfim: Olá, Umbanda. Estou de volta.

Meu sincero e fraterno Saravá.

Ricardo Machado
(Mestre Ubajara)