quarta-feira, dezembro 24, 2008

ENTÃO É NATAL...

No que pese Jesus Cristo, em definitivo, não ter nascido em 25 de dezembro, esta é uma data celebrada por todo o mundo, com exceção dos países islâmicos e outros onde o cristianismo não é muito influente. Portanto, a comemoração do nascimento de Yeshua, O Hamashiac, nesta data nada mais é do que uma tradição social, perpetuada pela cristandade.

O assim chamado "Espírito de Natal" nos enche de esperanças, de boa vontade, bons sentimentos e atitudes, assim como nos leva a confraternizar com todos, muitas vezes (o que não é meu caso, diga-se de passagem...) até mesmo com aqueles desafetos com os quais passamos todo o ano nos degladiando.

Realmente é um dia mágico, onde todos deixam brotar o melhor de si.

Uma pena que tais sentimentos e condutas nobres sejam reservadas somente a este dia. O exemplo e os ensinamentos de Jesus Cristo, assim como o que realmente seu nascimento e morte representaam, deveriam ser lembrados (e praticados) todos os dias, não somente no suposto dia de Seu nascimento.

Imagine que você tem um amigo muito chegado, ao qual respeita e considera muito... mas somente no dia do aniversário dele. Nos 364 dias restantes do ano, você mal se lembra do indivíduo e, em muitos casos, não perde a chance de fazer algumas piadas de gosto para lá de duvidoso com o seu nome.

Aliás, no caso de Jesus, quero crer que a maioria das pessoas que se empanturram de comida, consumem sem nenhuma moderação bebidas alcoólicas (o que não raramente acaba em tragédias), lembram-se o motivo de tal festim.

Particularmente, tenho cá minhas dúvidas da validade da comemoração do Natal por parte de muitos setores umbandistas.

Digo isto, porque dentro da teologia cristão, Yeshua é O Messia, O Verbo que se fez carne, O Filho Unigênito de Deus, que nasceu com a missão de nos remir de nossos pecados e nos dar novas diretrizes para seguirmos nossas vidas. Em contrapartida, dentro dos movimento umbandista o vêem como um homem comum, um médium excepcional, que evoluiu como qualquer outro espírito, vencendo as sucessivas reencarnações.

Dentro do Espiritismo, que influencia sobremaneira a maioria das Casas de Umbanda, é pregado que alguns milagres feitos pelo Messias são facilmente explicáveis pela ciência (mas ninguém os reproduziu, não é mesmo?), que Ele realmente não morreu devido ao martírio, tendo sido salvo por José de Arimatéia, tratado pelos Essênios e morrido, de velhice em algum lugar da Indía, onde estaria o seu túmulo.

Não é novidade também que alguns setores esotéricos, atribuem à Cristo o início da dinastia franca-saliana do Merovíngios, dentre outras coisas.

Questões doutrinárias, históricas e teológicas à parte, acredito que seria interessante debatermos em nossos fóruns, locutórios, congressos e seminário a importância e o papel de Jesus Cristo dentro da Umbanda.

Mas enquanto isto, desejo à todos que este dia seja de muita felicidade, que possamos meditar na vida e nas palavras do Nazareno. Que o Pai das Luzes possa abençoar a cada um sempre... Ele já nos abençoou.