sexta-feira, dezembro 26, 2008

HISTÓRIAS QUE O POVO (NÃO) CONTA II

Alguns Terreiros de Umbanda, que dizem seguir os ensinamentos de Matta e Silva e se auto-intitulam como "Umbanda Esotérica", animaram-se com as práticas contraditórias de Rivas neto e passaram a adotar os atabaques. Vejamos em quanto tempo vamos ver estes lugares fazendo matanças para Exu, seguindo o exemplo do "pai das sete linhas".

Aliás, tem um deste lugares (que se dizem de Umbanda Esotérica) aqui em Belo Horizonte, que além de atabaques, onde os "ogãs" estão sendo "treinados" por uma Yalorixá de Candomblé, com direito a ensinar os médiuns a dançar tal e qual se faz dentro do "xirê" dos Cultos de Nação, já adotou a camarinha. A matança, pelo jeito, não tarda...

Em se falando neste lugar, chegou ao meu conhecimento que a dita Yalorixá, na festa em homenagem aos Erês, de súbito, "incorporada", disse que precisava ir à casa do "aparelho" para resolver algumas questões particulares da mesma.

Diante da negativa dos médiuns, ameaçou a chorar e fazer uma birra, no que a dirigente da tenda, que certamente não deve suportar choro de "criança", determinou que dois médiuns acompanhassem a "entidade incorporada" até a residência do "aparelho".

Foi aquela maravilha: a "suposta" médium, "supostamente" incorporada por um Erê, com "supostos" médiuns de uma "suposta" tenda de Umbanda Esotérica, que tem uma "suposta" iniciada como dirigente, pagando um verdadeiro "mico", saindo às ruas com suas roupas ritualísticas, cortando encruzilhadas e tudo mais. Mas em um lugar onde tudo é meramente "suposição", não podia ser diferente. Se acontecer de novo, seria bom acionar o Conselho Tutelar para lidar com o suposto "erê" mal-criado.

Falando nisto, existe tenda que se diz de Umbanda Esotérica por ai, que se não fosse o livro "Exu - O Grande Arcano" não teria tronqueira firmada. O pior que, mesmo com a "receita de bolo", a dita casinhola de Exu foi firmada de forma errada.

No rastro de tamanha marmotagem, chega ao meu conhecimento que o próprio "espírito" de W.W. da Matta e Silva, anda levando à cabo "iniciações" no Astral, incluso elevando mulheres ao 7º Grau do 3º Ciclo (corolário do adepto da Umbanda Esotérica). Pelo jeito, o Velho Matta, depois de desencarnado, fez como seu "sucessor": esqueceu tudo que o Astral ensinou, mandou ignorar o que deixou escrito e se tornou adepto da "umbanda do vale-tudo".

Tal disparate, tamanha MENTIRA, é um desrespeito à memória do saudoso Grão-Mestre Yapacani, ainda mais vindo de gente que se diz seguidora dos seus ensinamentos.

Aliás, não sei qual a maior das mentiras, se esta ou a de um certo discípulo de Rivas Neto, de nome João Carneiro, que divulgou em todas as listas de discussões sobre Umbanda que Matta e Silva era um iniciado na Encantaria/Catimbó.


Realmente a famigerada "apometria" está com tudo dentro de alguns terreiros de Umbanda por ai. Aqui em Belo Horizonte existe um onde em determinado trabalho, a responsável por fazer a contagem dos chamados "pulso apométricos" mandou que os médiuns se preparessem para serem encobertos pelo "manto da invisibilidade". Certamente tal pessoa é oriunda da famosa "Escola de Magia e Bruxaria de Hoggwart", tendo pegado tal "manto" emprestado com Harry Potter.

Aprendam este "fundamento" profundo: o Templo é consagrado à Oxossi, a dirigente é de Yori, a tronqueira é do "Sete Encruzilhadas". Isto se deve porque depois da morte da dirigente-raiz do Terreiro, sua sucessora, por não ter conhecimento (apesar de estar sendo "iniciada" pelo próprio "Mestre Yapacani" no Astral) não fez o ritual próprio para a ocasião, não tirou a "mão de vumi" da cabeça do Filhos-de-Santé e, inovando, guardou tudo que pertencia à falecida Yalorixá e fez um museu.

Como também não sabe os fundamentos para assentar seu próprio Orixá no Terreiro e desconhece aquela máxima hermética que diz que "tudo que está em cima é semelhante ao que está embaixo", a Tenda continua consagrada ao Orixá da falecida Yalorixá e os "estouros" são frequentes. O pior é que a vaidade e o ego exarcerbado da atual dirigente a impede de ver que as seguidas ocorrências estranhas dentro do Templo é "Lei de Pemba, sim Sinhô". O Astral é implacável com usurpadores.

É como o querido Pai A... sempre diz: "perereca não tem rabo [no sentido de cauda], quer sentar no morro por conta de quê"?

::::::::::::::::::::::::::::::::

Foto: marmota. Alusão à gíria marmotagem utilizada quando há mistificação e práticas sem fundamentos dentro de um Terreiro.