domingo, março 02, 2014

O PLÁGIO E A COVARDIA

Hoje um amigo chamou minha atenção para um blog chamado "ZUMBANDA" que descaradamente tem publicado textos meus, até mesmo copiando a nossa apresentação  aqui no "Vozes de Aruanda". Pelo percebi trata-se de pessoa de minha relação, já que chegou a publicar até mesmo um texto que publiquei em meu perfil no "Facebook", que é restrito aos meus contatos.

Não tenho problemas que usem meus textos em outros blogs e mídias, pelo contrário. 

No que pese eu ter deixado de escrever com frequência sobre Umbanda, mantenho o blog como um "Thesaurus" para consulta de antigos e novos adeptos afim que conheçam o que chamo de "Década Negra da Umbanda" e saibam quem são os lobos em peles de cordeiros. No entanto a ética manda que os devidos créditos sejam registrados.

O blog "Zumbanda" pretende ser um veículo de denúncias das muitas enganações que ocorrem na comunidade umbandista. Fala da falta de ética, das distorções, das enganações, no entanto faz isto de forma apócrifa, copiando textos de terceiros, o que no final das contas não demonstra um comportamento diferente daqueles que quer combater.

Os motivos pela quais deixei de escrever no blog já foram explicados. Até pensei em retornar mas ao "correr gira" percebi que não vale a pena. Nada mudou e pelo jeito a religião está fadada a extinção.

Portanto, resolvi deixar público que o blog "Zumbanda" não é de minha autoria, não me responsabilizo pelo uso indevido dos meus textos e estou estudando as providências que podem ser tomadas. Além de ilegal, o plágio e o anonimato são demonstrações de covardia.

Bons caminhos a todos.

Ricardo Machado
Mestre Ubajara