quarta-feira, março 05, 2014

SOBRE JARDINS E BORBOLETAS

"Não corra atrás das borboleta: plante uma flor em seu jardim e todas as borboletas virão até ela."
Não tenho atualizado o blog e consequentemente fico muito tempo sem verificar a caixa de email a ele vinculada. 

Hoje resolvi fazer isto e tive muitas gratas surpresas.

O nosso leitor Carlos Soriani, a quem peço agô para transcrever um trecho de seu email, que foi a inspiração para esta postagem.

Vejamos:

"(...) E assim hoje, após toda essa confusão, toda essa luta em busca de qualquer luz para esclarecer tantas perguntas sem respostas, finalmente tive as vendas que me cegavam rasgadas num só golpe de palavras. Tuas palavras. Essas sim, um sopro de lucidez no meio de tanta alienação voluntária.


A cada postagem uma nova flor nasce nesse lindo jardim. E finalmente agora posso te dizer; MUITO OBRIGADO. Após tanto tempo minha alma encontra-se preenchida, o vazio foi ocupado pelas verdades proferidas por você que me satisfizeram e me satisfazem.


Continue florescendo o nosso meio com tuas explicações e lembre-se que o pouco pra você é muito pra nós.(...)

Não tenho a pretensão de de ser o dono de nenhuma Verdade. Acredito que estas tais "Verdades" estão diretamente relacionadas à capacidade e a boa vontade de quem as enxerga. Na maioria das vezes a "Verdade" não passa de um pouco de visão crítica e uma enorme dose de bom senso. E só.

Em meus 28 anos de Umbanda fui aplicando esta fórmula: visão crítica + bom senso = Verdade. E nos meus rabiscos nada mais fiz do que colocar em prática esta equação.

Já se foi o tempo em que meu ego necessitava de um nome iniciático pomposo, uma bata de linho azul coberta de pontos cabalísticos mostrando o quanto tenho cobertura espiritual. 

Há tempos deixei de lado a árdua missão de "criar" Filhos Espirituais pois tememos as reações kármicas por conta de laços "espirituais-familiares" defeitos por toda sorte de motivos. Por mais que não entendam (e não aceitem) isto, todos aqueles que tiveram minhas mãos em suas cabeças continuam sendo, espiritualmente, meus Filhos, mesmo que estejamos com nossas relações carnais/sociais rompidas. Definitivamente, não existem "ex-filhos".

Se faz muito distante a época em que queria saber o quão elevadas eram as Entidades que me assistem, se estavam em grau de Orixás Menores, Guias ou Protetores.

Meus tempos de debatedor em listas e comunidades virtuais acabou. Hoje leio  (incógnito) algumas poucas listas que sobreviveram ao advento das Redes Sociais, "corro gíra" através do Google e só. Nada mais de "rinhas", nada mais de debates intermináveis. Apenas observo.

Não será a primeira vez que escrevo isto e pode ser a última (ou não): a Umbanda é uma religião em extinção. No caso particular da Sagrada Raiz de Pai Guiné d'Angola, ouso dizer que já está extinta.

E por mais que ela, a Umbanda, resista, fico muito feliz em saber que o "Jardim Vozes de Aruanda" tem atraído "borboletas" aos milhares. Em 7 anos, são mais de 166 mil visualizações e se apenas algumas dezenas destas milhares de "borboletas" conseguiram assimilar alguma coisa, este espaço cumpriu seu propósito.

Agradeço, de todo o coração, as muitas manifestações carinhosas e respeitosas que recebi, assim como peço desculpas pela demora nas respostas. Hoje consegui responder a uma dezena de emails e nos próximos dias farei o mesmo com o restante.

Se tenho mais alguma coisa a dizer a todos vocês, meus Irmãos na Fé, é que pautem sua fé no questionamento, na razão, no bom senso, nos padrões morais altos e na caridade. O que fugir disto, não vem d'Aruanda.

Deixo o meu sincero e fraterno Saravá à todos, em especial ao Carlos Soriani, ao Babalorixá Alan Marqui do Centro Espírita Umbandista São Sebastião, à Lívia Nascimento, ao Rodrigo Miranda, ao Wendell Ricardo, dentre outros.

Sou o "Senhor da Canoa", o "Canoeiro que leva ao outro lado", sou Caronte, Sou Ubajara.