sábado, fevereiro 26, 2011

UMBANDA NO SUPERPOP.. É O FIM DO MUNDO !!! (PARTE I)

Não é novidade para ninguém que o "Superpop", uma das principais atrações da RedeTv!, apresentado por Luciana Gimenez, atualmente substituída por uma tal Gilmelândia (quem coloca um nome destes em uma filha?!?), no que pese se apresentar muitas vezes como "programa investigativo", "democrático" e "do povo", não conta com nenhuma credibilidade.

A pauta do programa é sempre recheada de sensacionalismo, baixarias entre famosos (ou aqueles que acham que são famosos...), situações envolvendo sexo, drogas, enfim, escândalos em geral. Quando cismam de fazer alguma coisa "informativa", em especial em termos religiosos, descambam, na verdade, para a desinformação e a a descarada defesa das religiões judaico-cristãs.

Não é difícil comprovar minha alegação: os convidados mais freqüentes no programa, dentre outros, são Padre Quevedo, Bispo Gê (que, diga-se de passagem, é deputado federal acusado de emissão de duplicatas simuladas e contratação de funcionários fantasmas na Câmara) e Daniel Sottomaior (cético e membro da Sociedade da Terra Redonda), sem falar que a apresentadora é completamente despreparada intelectualmente e sempre apresenta posturas parciais pendendo para o lado de pastores e padres, enfim, da cristandade.

No programa exibido no dia 24/02/201 não foi diferente.

Durante os dois primeiros blocos, Pai Cássio Ribeiro (a quem declaro, desde já, meu mais profundo respeito) estava sozinho no palco com o Pastor Gê, Viviane Brunieri (ex-ronaldinha e ex-atriz de filme pornô, hoje "convertida" à religião evangélica), o Pastor Carlos Ribas (que se diz ex-satanista e especialista em magia e ciências ocultas) e uma outra "quase-famosa" da qual não recordo o nome, que se declarou "católica praticante" mas que freqüentou cartomantes e terreiros algumas vezes, classificando a seguir "estas coisas" como "do mal".

Vou me furtar a narrar todo o programa (quem não assistiu pode fazê-lo no site da RedeTV! ou no blog do Alex de Oxóssi), mas vou destacar alguns trechos que, ao meu ver, merecem atenção especial.

Começaremos pelo depoimento do Pastor Carlos Ribas sobre o satanismo moderno, que ele atribui à Anton Lavey, fundador da Igreja de Satã e autor da chamada "Bíblia Satânica". Para alguém que se diz "ex-satanista" o desconhecimento sobre o chamado "Satanismo Laveyano" é assustador.

O atual líder da Igreja de Satã, Peter H. Gilmore, em seu ensaio "Satanismo: A Religião Temida" (Satanism: The Feared Religion), afirma que "Os satanistas não acreditam no sobrenatural, nem em Deus e nem no Demônio. Para o satanista, ele é seu próprio Deus. Satã um símbolo do homem vivendo da forma como dita sua natureza carnal e magnífica. A realidade por trás de Satã é simplesmente a força obscura e evolucionária da entropia que permeia toda a natureza e dá os meios para a sobrevivência e propagação inerente a todas as coisas vivas. Satã não é uma entidade consciente a ser adorada, mas uma reserva de poder dentro de cada ser humano para ser tomada à vontade. Assim, qualquer conceito de sacrifício é rejeitado como uma aberração cristã — no Satanismo não há divindades por quais se sacrificar."

Lavey foi um ator fracassado que fazia leitura de tratados ocultistas em sua casa e cobrava dois dólares para a entrada dos interessados. Como a procura era razoável, um amigo seu, publicitário, sugeriu que ele transformasse aquilo em uma religião e assim ele fez. Fez um enorme sucesso e enriqueceu com a sua idéia "satânica". (vide o excelente documentário "A História de Satã")

Ou seja, o "especialista em satanismo", Pastor Carlos Ribas, atribui à Anton Lavey uma religião tenebrosa, que sacrifica criancinhas para demônios, mas que tem entre seus dogmas exatamente a INEXISTÊNCIA DESTAS ENTIDADES.

Enfim, o Pastor Ribas se diz ex-satanista da linha laveyana, que teve seu corpo possuído por demônios nos rituais desta religião, mas ignora que a mesma é ATEÍSTA e que a prática da possessão, ou mesmo comunicação com os tais demônios, nunca fizeram parte desta doutrina.

Ao que parece, ele faltou com a verdade ou, então, era de uma linha satanista diferente da Laveyana (talvez do Templo de Seth, fundada por um dissidente da Igreja de Satã chamado Michael Aquino, que acredita em Satã como um ente real e "do mal"), mas é pouco provável que isto seja verdade porque em nenhum momento ele mencionou esta denominação satânica.

No entanto a maior bobagem ainda estava por vir: Carlos Ribas afirma que a Santeria é uma "prática do Vodu" e que participou desta religião "dentro do satanismo". Convenhamos, não há como levar este sujeito à sério.

Enfim, o Pastor Carlos é um mentiroso que, como está muito em moda no meio evangélico, se declara "ex-satanista" para arrebanhar fiéis que adoram estas histórias da carochinha.
Na mesma linha posso citar Daniel Mastral (autor de "Filho do Fogo", um delírio religioso, que segue a mesma linha dos livros de Carlos Ribas) e o famigerado "Tio Chico" (Pastor Francisco Vieira) que afirma ter sido o maior bruxo do Brasil.

Ainda na linha dos evangélicos que lucram com o satanismo, temos Rebecca Julia Brown (autora de "Ele vem para libertar os cativos" e "Prepara-se para a guerra", onde ela defende a existência de zumbis, vampiros, lobisomens e assemelhados como servos de Satã), que teve suas obras refutadas e não indicadas aos fiéis pela Personal Freedom Outreach, uma organização cristã que combate mitos criados pelo fanatismo e o fundamentalismo religioso. Outra organização cristã, Answer in Action, também publicou um artigo de mesma natureza.

Completando o circo evangélico, vem o Bispo Gê dizer que seu envolvimento com drogas foi devido à "rituais" ligados à Umbanda. Dentre suas muitas bobagens, merece destaque a interpretação de parte de um orikí que diz "Exu matou um pássaro ontem, com a pedra que jogou hoje!” para afirmar que "é um entidade de morte".

A tacanhez intelectual do Bispo é tamanha que ele não consegue entender que tais versos estão falando da atemporalidade de Exu.

(Continua na próxima postagem...)