quarta-feira, fevereiro 02, 2011

A LUTA CONTINUA COMPANHEIROS...

O tal Movimento Umbandista é como novela da Globo: sempre as mesmas coisas previsíveis, sem nenhuma novidade.

Hoje chegou ao meu conhecimento uma ação judicial que a ASSOCIAÇÃO UMBANDISTA E ESPIRITUALISTA DO ESTADO DE SÃO PAULO – AUEESP, capitaneada por Rubens Saraceni propôs contra F.Rivas Neto junto à Justiça de São Paulo, por conta do livro "Lições Básicas de Umbanda" onde o mesmo chama a entidade "Zé Pelintra" de "pilantra". Dentre outras coisas, a AUEESP requeria a proibição da veiculação de novos exemplares da citada obra e a substituição dos termos ofensivos que nela constam.

Em sua defesa, Rivas Neto afirmou que a umbanda permite vários tipos de interpretação e várias vertentes distintas, e que cada uma pode formar as próprias opiniões sobre as entidades espirituais. Alegou, ainda, que sua obra possui preceitos de uma das mais influentes correntes do pensamento umbandista e que é professor da religião, além de ser sacerdote há quarenta anos (isto não poderia faltar, aliás fiquei pasmo dele não juntar a sua "árvore genealógica do santé ao processo).

O que mais impressionou, porém, foi a afirmação do "Portentoso Mago da Vila Alexandrina" de que Zé Pelintra seria uma entidade negativa (o que ele, aliás, deixa muito claro no livro).

Mas o tal "pilantra" não "acosta" em Rivas Neto?

Mais de uma vez li o puxa-saco-mor João Carneiro afirmando que nas "mesas de encantaria" que tem lugar na OICD, Arapiaga trabalhava mediunicamente com tal entidade desde criancinha, frise-se.

É estranho um mago tão poderoso, um médium que se diz "hierofante", "demiurgo", "teurgo" e todos os outros "antes" e "urgos" possíveis no meio esotérico trabalhar como uma entidade que ele mesmo afirma ser "negativa".

A minha estranheza vem do fato que Rivas Neto (assim como seus diletos discípulos) sempre falam da tal "Lei de Afinidade" onde semelhante atrai semelhante, onde cada um tem o "mestre que merece" e tudo mais.

Então, por analogia, devo acreditar que aquele que recebe uma entidade negativa, "pilantra mesmo", como o famigerado "Zé Pelintra" é afim à esta negatividade e muito em comum tem com ele?

Bem, cada um tire suas conclusões. Eu já tenho as minhas e acho bem apropriada a parceria "Rivas Neto e Zé Pelintra".

No entanto, a cerne deste texto não é sobre tais questões e sim apenas para pontuar (e reiterar) como os conceitos deste pessoal mudam conforme as suas necessidades e interesses.

Publicamente, para agradar aos seus aliados, Rivas Neto e os seus cantam loas ao tal "Zé Pelintra", inclusive dizendo que o mesmo acosta no "Pai Rivas" desde que ele era criancinha. No entanto, quando houve necessidade de se defender junto ao Poder Judiciário, Arapiaga confirma que a tal é negativa.

Comentários? Melhor não.

Para encerrar, quero reiterar uma conselho que dei anteriormente à Rubens Saraceni: faça como eu, só processe alguém quando tiver certeza de que vai vencer. Já está ficando feio perder todas para o povo da OICD.