sábado, fevereiro 07, 2009

A AGONIA DO SOUESP

O SOUESP (Superior Orgão de Umbanda do Estado de São Paulo) deve estar olhando saudoso para o passado, pois já foi o orgão federativo umbandista mais influente e poderoso do país.

Nascido no 2º Congresso de Umbanda, em 1961, hoje agoniza administrativa e financeiramente, verificando uma tremenda evasão de seus quadros.


Distantes estão os tempos de glória, como aqueles que vivenciou sob a tutela do General Nelson Braga Moreira (primeiro presidente da Casa), Jamil Rachid, João Batista Menezes Ladessa.

Hoje tendo à frente o simpático Milton Aguirre e como vice-presidente o advogado Antônio Basílio Filho, conhecido no meio umbandista como "Dr. Basílio", o SUOESP dá sinais claros de cansaço.

Obviamente que não estou chamando a atual diretoria de incompetente, longe disto. Afinal de contas, no Estado de São Paulo e, por que não dizer, no Brasil, temos um federação, associação, ou seja lá o nome que se dê para os orgãos pretensamente "federativos" dentro da Umbanda, em cada esquina.

O que vem acarretando a decadência do SOUESP, assim como de outras federações tradicionais, é um elemento muito comum na "lei do mercado": CONCORRÊNCIA.

Ainda mais agora com a agressiva campanha de marketing do CONUB/CONSUB, que não cobra nada de seus associados (pelo menos por enquanto...), assim como ataques às federações e seus dirigentes, a tendência é que este antigo modelo federativo, realmente, seja extinto.

Recentemente, o SUOESP, através de seu "Conselho de Avalização e Credibilidade" (seja lá o que signifique isto...) lançou o seguinte manifesto na internet:

INSCRIÇÕES E REGISTROS ABERTOS!

O conselho de AVALIZAÇÃO e CREDIBILIDADE tem por finalidade organizar os procedimentos de alta relevância no crescimento de forma ordenada dos cursos e material de divulgação escrita, seja imprensa, livros, apostilas, etc.

O SOUESP registrará, dando valor e credibilidade, aos professores, iniciadores, autores, cantores, sacerdotes utilizando selo (logo) dando o aval do SOUESP a trabalhos sérios e éticos e de importância ao entendimento espiritual, proporcionando TOTAL credibilidade aos mesmos.

SOUESP/conselho de avalização e credibilidade
(11) 28222614
souesp@terra.com.br
Ortiz Belo

Diante disto, Rubens Saraceni reagiu da seguinte forma:

Aos Alunos do Colégio Tradição de Magia Divina e membros da AUEESP – Associação Umbandista do Estado de São Paulo.

Tomamos conhecimento de um comunicado do SOUESP, onde um conselho de avaliação e credibilidade passará a registrar professores, iniciadores, autores, cantores, sacerdotes utilizando selo (logo) dando o aval do SOUESP a trabalhos sérios e éticos e de importância ao entendimento espiritual, proporcionando TOTAL credibilidade aos mesmos...

Informamos aos Irmãos que nenhum órgão, inclusive o SOUESP, está credenciado/capacitado/autorizado a avaliar nosso trabalho, bem como a chancelar nossos cursos.

Com relação aos cursos de magia, o único órgão jurídico que poderá avaliá-los e credenciá-los é o Instituto Cultural Colégio Tradição de Magia Divina também conhecido como Colégio de Magia, através de sua diretoria, e o seu fundador, Rubens Saraceni.

Quanto aos cursos de Desenvolvimento, Teologia e Sacerdócio de Umbanda, ministrados pelo Colégio de Umbanda “Pai Benedito de Aruanda” e por todos os outros Colégios de Umbanda que seguem a mesma doutrina, cabe a direção da AUEESP, avaliar seus membros e filiados.

Não concordamos com essa interferência em nossos trabalhos, principalmente quando, exercendo essa interferência, o faz cobrando vultosas taxas ou colocando em suspeita todos os ministrantes de cursos com muitos anos de existência e que nunca precisaram dessa chancela do SOUESP para serem respeitados e tidos como importantes e fundamentais para a expansão e fortalecimento da Umbanda.

Rubens Saraceni
Miriam Soares de Lima
Sandra Santos


Alguns ligados ao pessoal da "diversidade", "convergência" e "tolerância", reagiram, como sempre, de forma agessiva, chamando o Pai Milton Aguirre de "semi-analfabeto" e o SOUESP de "orgãozinho falido". Aliás, diga-se de passagem, não é de hoje que estão falando contra o SOUESP e todas as outras federações.

Mas a questão não é esta.

Todo este barulho por conta desta comunicado é semelhante àquele feito por causa do tal "Conselho Federal de Umbanda" há alguns meses atrás. O SOUESP não está criando uma obrigatoriedade, apenas "vendendo" seu nome e prestígio (?!?) para aqueles que quiserem ver seus trabalhos chancelados por ele.

Não há interferência, imposição... apenas a venda de um produto que, obviamente, adquire quem assim quiser.

Mas o Movimento Umbandista não pode viver sem uma polêmica, sem um "barraco", um "bate boca"... por isto estas reações exacerbadas por parte daqueles que disputam uma fatia do "bolo" financeiro representado por curso, workshops, escolas, faculdade, livros, etc.

Tudo se resume a interesses comerciais, nada mais do que isto.

Percebam que Rubens Saraceni, junto com seus militantes, em reação ao CONSUB/CONUB, criou a Associação Umbandista do Estado de São Paulo que é presidida por Sandra Matos, sua fiel escudeira. Rivas Neto, por sua vez, através dos "testas-de-ferro" de sempre, continua tentando desacreditar o trabalho do Saraceni.

Enfim, tudo isto não passa de um jogo de poder e dinheiro. A religião em si, definitivamente, nada tem com isto.