quarta-feira, dezembro 31, 2008

MAIS UM ANO TERMINA...

... e com ele a maioria das Casas de Umbanda entram em recesso, as listas de discussões arrefecem e as novidades neste maravilhoso mundo da Umbanda "virtual" ficam escassas.

Neste ano de 2008 muita coisa se escreveu, falou, se fez dentro do movimento umbandista. Então, para não ficarmos de fora da febre "restrospectiva" que sempre assola os meios de comunicação nesta época, vamos listar o "Top 10" de bobagens na Umbanda neste ano que termina:

1) ZÉ PILINTRA SANTO: em resposta aos conceitos expostos no livro "Lições Básicas de Umbanda" de autoria de F.Rivas Neto (Arapiaga), Rubens Saraceni convoca sacerdotes das mais variadas origens para um "desagravo" à entidade "Zé Pilintra" e todos ficam a repetir insistentemente que o mesmo é "santo".

2) CONSELHO FEDERAL DE UMBANDA: Rivas Neto anuncia a criação de um improvável "Conselho Federal de Umbanda", com ares de autarquia federal (o que é impossível em termos religiosos, visto a separação entre Estado e Religião) e Rubens Saraceni começa a divulgar que haveria cobrança de mensalidades por parte de tal "conselho" e caso tal iniciativa fosse aprovada pelo Governo Federal, quem não fosse inscrito não poderia mais "exercer a Umbanda" (sic) e poderia até mesmo ser processado e preso por "exercício ilegal da Umbanda" (sic).

3) CANDIDATURA DE PAI GUIMARÃES DE OGUM: novamente o polêmico e já conhecido eterno candidato umbandista à um cargo público perdeu a eleição. No que pese apoio de Rubens Saraceni e outras figuras importantes do cenário umbandista paulista e o tal "Movimento Guerreiros do Axé", não conseguiram eleger um só candidato apoiado por eles.

4) PAI DE SANTO GANHA AÇÃO TRABALHISTA NO AMAPÁ: O pai-de-santo Antônio Romão Batista ganhou na Justiça do Trabalho do Amapá uma ação em que cobrava a prestação de seus serviços a Olga Sueli Santana, proprietária do Frigorífico Polar. A juíza Bianca Libonatti Galúcio determinou o pagamento de R$ 5 mil pelo trabalho de umbanda, que teria sido contratado por R$ 15 mil. A juíza entendeu que houve relação de trabalho no contrato acertado, mesmo que verbalmente, e afirmou ainda que pessoas testemunharam o contrato quando foi acertado entre Olga e Batista.

5) MATTA E SILVA FOI INICIADO NA ENCANTARIA/CATIMBÓ: esta, em minha opinião, está muito além de ser bobagem. É MÁ-FÉ DA GROSSA mesmo por parte de um certo discípulo de Arapiaga, de nome João Carneiro, para justificar as práticas catimbozeiras do seu mestre.

6) COLÉGIO DE UMBANDA SAGRADA X FTU: Rubens Saraceni, em seu programa semanal na Rádio Mundial, afirma que o seu curso de teologia minsitrado no tal "Colégio de Umbanda Sagrada" tem o mesmo efeito daquele da Faculdade de Teologia Umbandista, instituição de ensino superior com autorização do MEC.

7) ABAIXO ASSINADO CONTRA LIVROS DE RIVAS NETO: encabeçado por Rubens Saraceni, este abaixo assinado tem (tinha) o objetivo de exigir do Congresso Nacional a retirada de alguns livros de Rivas Neto do mercado, dentre eles "Lições Básicas de Umbanda" onde o autor afirma que a Entidades Zé Pilintra é "pilantra mesmo" e faz outros comentários desrespeitosos aos Cultos de Nação.

8) DEPUTADO EVANGÉLICO ACUSA UMBANDISTAS DE SACRIFICAR CRIANÇAS: o deputado estadual do Rio de Janeiro, Edino Fonseca, em um aparte no discurso feito pelo deputado Átila Nunes na Assembléia do Rio de Janeiro, acusa os umbandistas, dentre outras coisas, de praticar sacrifícios humanos com crianças em seus rituais.

9) RITO EXU - O GUARDIÃO DA ERA DOURADA, VENCEDOR DA ERA DAS TREVAS: o já tradicional rito anual de Exu promovido pela OICD/FTU, que antigamente era um workshop onde se cobrava os "olhos da cara" pela participação, passa a ser público e franqueado à todos os interessados. Neste ano dezenas de animais diversos, conforme relatos do Sr. Eduardo Parra, o maior puxa-saco de Rivas Neto, foram sacrificados afim que a OICD se "travestisse" para promover uma aproximação com os demais setores da Umbanda. Palavras dele, não minhas.

10) TUPI E ETRUSCO NA UMBANDA: o meu amigo, "mestre" Obashanan (Wiiliam Carmo de Oliveira, Yan Kaô, etc), em mais um ataque contra a minha pessoa e à outros Mestres não alinhados com as sandices de Rivas Neto, consegue traduzir "Ubajara" (Senhor da Canoa / Canoeiro) como "Cobra Cega" (em tupi, "M'boîa Esaeýma") e "Aráshakama" como "Orixá dos Prazeres", conseguindo achar a raiz da palavra "cama" (do latim cama,ae 'leito baixo e estreito', conforme o dicionário Houaiss) na língua etrusca. Foi um dos piores MICOS que meu grande amigo já pagou em listas de discussões, logo ele metido a ser poliglota.

Obviamente, poderia citar pelo menos umas cinquenta asneiras que foram feitas, escritas e ditas durante 2008 no meio umbandista, mas relacionei as mais significativas do meu ponto de vista.

Vamos rogar ao nos Pai Oxalá que o ano de 2009 seja mais produtivo, que aqueles que se dizem "líderes" dentro do Movimento Umbandista preocupem-se mais com a Religião do que com a auto-promoção e que "mestre" Obashanan tenha ganhado do Papai Noel o livro "Método Moderno de Tupi Antigo" e um dicionário da língua portuguesa, afim de não ficar nas listas escrevendo bobagens com ares de gente culta.

No mais, desejo aos amigos, leitores e simpatizantes, um excelente ano novo, com muitas realizações, alegrias e bençãos. Que meu Pai Xangô os possa abençoar muito.

Aos inimgos, desejo que o ano que se inicia seja de muita saúde e realizações, porque, afinal de contas, sem as suas bobagens este blog não existiria. =)

Saravá.