sexta-feira, maio 30, 2008

Bate-bola, jogo rápido... um gíro por estas "umbandas" do Brasil

Donos de terreiros querem isenção de IPTU, água e luz

Rede Matriz Africana reclama que existem mais de 5 mil terreiros sem assistência do governo.

Os proprietários de terreiros (Umbanda, Candomblé e Quimbanda) em Teresina vão iniciar uma luta junto a Prefeitura para conseguiram a isenção no pagamento de água, luz e IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbana).

Um dos organizadores da Rede Matriz Africana no Piauí, Antônio da Cruz dos Santos Silva, informou que a entidade está fazendo o mapeamento de terreiros no Piauí. Segundo ele, o projeto de isenção já está sendo elaborado para ser apresentado na Câmara Municipal.

“O nosso projeto é com base na lei que existe em Salvador (Ba) em que os terreiros têm de graça luz, água e IPTU”, afirmou Antônio da Cruz.

Segundo ele, no centenário da Umbanda, os terreiros estão organizando uma série de atividades até novembro. No próximo dia 19 de julho, no terreiro de Eufrazina de Iansã serão expedidos documentos para a população carente.

De acordo com Antônio Cruz, no Piauí existem mais de cinco mil terreiros. O mapeamento está sendo feito com o apoio do professor da Universidade Federal de Salvador. A Rede Matriz Africana vai realizar também em parceria com a Coordenação de Igualdade Racial seminário sobre intolerância religiosa, racismo e preconceito.

COMENTÁRIO: Gostaria de saber por que "cargas d'água" os donos de Terreiros de Umbanda e Candomblé do Piauí acreditam que todos os demais cidadãos devem pagar para que ele tenham água e luz. Se a moda pega, partindo-se do princípio constitucional de que todos aão iguais perante a Lei, o povo piauiense terá de arcar com tais custo de todos os demais templos religiosos de qualquer outra religião.

---------------------------------------------------------

1ª Mostra Cultural Umbandista comemora os 100 anos da religião

Em comemoração aos 100 anos de nascimento da umbanda, o Umbanda Fest realiza a partir de amanhã a 1.ª Mostra Cultural Umbandista, no Museu Histórico Municipal de Bauru. Um dos objetivos do evento é quebrar preconceitos levando à população a história desta religião, nascida no Brasil em 1908.

Na exposição que ficará aberta gratuitamente ao público até o dia 31 deste mês estarão expostos painéis fotográficos retratando a história da umbanda, instrumentos litúrgicos, exposições dos orixás e das linhas de trabalho da umbanda. O material é acompanhado por textos explicativos que permitirão aos leigos conhecer e entender a religião.

Segundo Ricardo Barreira, presidente da Umbanda Fest, empresa organizadora do evento, esta será a primeira mostra cultural umbandista realizada no Brasil em comemoração à data. “Já teve algumas mostras fora de Bauru de religiões afro-brasileiras que envolviam umbanda, candomblé, catimbó e outras. Mas especificamente de umbanda, comemorando os 100 anos da religião, esta é a primeira”, revela.

Barreira explica que a umbanda surgiu do sincretismo, incorporando elementos do kardecismo (espiritismo), catolicismo e o culto aos orixás herdado da tradição milenar africana. “Ela acopla dentro dela influência kardecista, influência européia, o catolicismo, e influência africana, o culto aos orixás. A umbanda é multicultural e tem influência destas três vertentes”, confirma.

Para Barreira, o preconceito existente com a religião se deve à falta de conhecimento, daí a importância de conhecer a história da umbanda através da mostra cultural. “Muita gente ainda associa a umbanda com práticas de maldade, feitiçaria, macumba, e a umbanda não faz isso de forma alguma”, afirma.

“Eu acho que o maior preconceito em relação a umbanda, que existe hoje, é por desconhecimento. Esta também é uma das intenções de se fazer uma mostra como essa. Porque nós acreditamos que a pessoa conhecendo alguns aspectos básicos da umbanda vai entender que ela tem mensagem de paz, evolução espiritual e caridade. Estes são os fundamentos da umbanda”, completa.

Barreira lembra que a mostra organizada pela Umbanda Fest é itinerante e será levada para outros lugares na própria cidade, ou mesmo para outros municípios da região. O evento também vai lançar uma camiseta com o logo oficial referente aos 100 anos da religião. Ela será comercializada a R$ 15,00 e a renda será destinada à Umbanda Fest.

O presidente da Umbanda Fest ressalta que a umbanda é uma religião genuinamente brasileira fundada por um médium, no Rio de Janeiro. “A umbanda, ao contrário do que muitos pensam, é uma religião genuinamente brasileira. Ela foi fundada no Estado do Rio de Janeiro, em 1908, pelo médium Zélio Fernandino de Moraes, através da entidade espiritual chamada Caboclo das Sete Encruzilhadas. De lá para cá, se espalhou por 12 países e pelo Brasil inteiro”, detalha.

Serviço: O Museu Histórico Municipal de Bauru está localizado na rua Antônio Alves, 13-31. Outras informações sobre a 1.ª Mostra Cultural Umbandista podem ser obtidas pelos telefones (14) 9784-0128 e (14) 3227-5252, ou pelo site www.umbandafest.com.br. O evento tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Buffet Mantovani e Jornal da Cidade.

-------------------------------------------------