terça-feira, fevereiro 21, 2006

GRAUS CONSCIENCIONAIS: QUE DIABOS É ISTO?!?

Há algum tempo venho participando de listas de discussões, comunidades e outros grupos que falam de Umbanda e a cada dia que passa fico mais decepcionado com os rumos que o atual Movimento Umbandista toma.

De tempos em tempos, aparecem alguns modismos, alguns passageiros outros nem tanto. Atualmente vivemos na época dos chamados "graus de consciência" onde, tal e qual uma "pedra filosofal", a maioria dos Umbandistas utilizam para justificar tanta bobagem e falta de senso que outros tantos insistem em dizer que é de Umbanda:

O "exu" mata uma galinha à dentadas, chupa seu sangue como uma vampiro? Está tudo certo: este é o "grau consciencional" do médium e da assistência que participa disto.

A "pomba-gira" que trabalha com a sua mãe. mulher, filha ou namorada vive se insinuando aos homens da assistência e do corpo mediúnico, fala obscenidades durante o atendimento, enfim, age pior que qualquer meretriz de rua? Não se preocupe: é o "grau consciencional" do médium e a questão "evolutiva" da "entidade".

Em uma sessão de "esquerda", o "exu" estava usando uma "erva natural" (e ilícita) ? Sem problemas: dentro do "grau consciencional" do médium e dos demais presentes, isto é muito normal. Afinal de contas o "seu" exu devia fazer uso destas coisas quando "vivo".

Perceberam? Para qualquer coisa esta mágica expressão cabe e explica as piores atrocidades e safadezas em nosso meio. Quem cunhou esta expressão deveria ser conhecido como "Arquimedes" da Umbanda. :)

Esta malfadada expressão é, infelizmente, a "locomotiva" que arrasta atrás de si outros conceitos muitas vezes mal interpretados que não raramente são usados para dar credibilidade aos desmandos em nossos Templos, Terreiros e Choupanas. Por detrás de conceitos como "humildade", "tolerância", "caridade" e muitas outras virtudes que a maioria dos que as defendem não as pratica ou, pior, não compreendem seu verdadeiro significado, vemos nascer e se propagar com a rapidez de um rastilho de pólvora a "Umbanda do Vale-Tudo", já que muitos que se escudam atrás das mesmas, agem, aceitam e até mesmo incentivam ações como as que expomos no início deste artigo.

Chocado, caro leitor? Infelizmente o que narramos acima são coisas que acontecem diariamente nos Terreiros ditos de "Umbanda" que pululam por ai. Certo, certo... o arguto leitor já deve ter gritado: "ISTO NÃO É UMBANDA !!!"

Concordo com vc, mas tente defender isto entre os que se acham muito "humildes", "tolerantes", "caridosos", que defendem uma "Umbanda Por Amor", onde tudo é permitido, tudo é maravilhoso, aceitável. Logo você será taxado de arrogante, farsante, intolerante, castrador e, omais engraçado, será acusado de abalar a fé das pessoas ao combater tais patifarias.

Enfim, a expressão "graus consciencionais" é o "hit" do momento no meio umbandista. Use e abuse desta maravilhosa "chave mestra" que é usada diariamente pelos "sábios" de plantão para legitimar as sandices que estão sendo pregadas em nosso meio e abrindo portas para que KIUMBAS carnados e desencarnados continuem empurrando esta UMBANDA DE TODOS NÓS ladeira abaixo.