domingo, junho 07, 2015

A RAIZ REDIVIVA

Para quem acompanha este espaço há anos (e tem muita gente que lê isto aqui), não é novidade que passei praticamente uma década inteira expondo a as mentiras, desmandos e a falência moral de muitos que se diziam "Mestres da Raiz de Pai Guiné de Angola".



Não é novidade também que já naquele tempo, isto entre 1999 - 2009, dizia que havia toda uma movimentação para extinguir de vez os ensinamentos deixados pelo Velho Matta, começando pela compra dos direitos autorais das obras do Mestre por parte de Rivas Neto, passando pela tal "Escola da Síntese", a "elitização sacerdotal" com o advento da FTU e a história para "boi dormir" que o tal "yamunishida" é sacerdote em Umbanda, Candomblé, Xambá, Encantaria, Voodoo e sabe-se lá mais o quê. 



Com certeza fui um dos poucos, talvez o primeiro e único, a vir a público, de cara limpa, sem "fakes", expor a decadência da Raiz de Guiné, a fraude que era a tal "síntese", a tal "convergência", todo o "blá, blá, blá" acadêmico, as claras inconsistências e contradições na tal "Doutrina do Tríplice Caminho". Talvez tenha sido, igualmente, o único a criticar a inércia e a omissão dos antigos Mestres da Raiz quanto a tudo que aconteceu desde a morte de Yapacani. 


E por esta ousadia, passei uma década sendo alvo de difamações, calúnias, ameaças. Chegou-se ao ponto de ter sido cercado em determinado por asseclas de um destes "mestres do santo rebolado" ao visitar um terreiro, a convite, aqui de Belo Horizonte. Se não ando armado e os sujeitos fossem menos covardes, não sei o que poderia ter acontecido. Não sei quantas vezes amanheci com despachos enormes no meu portão, com as encruzilhadas da minha rua "fechadas". 

Não vamos nos esquecer dos telefonemas ameaçadores no meio da noite, dos impropérios rogados até mesmo a minha esposa à época, comunidade caluniosas no Orkut e sabe-se lá mais o que aquela verdadeira QUADRILHA vez contra mim.

Fui ameaçado de processos (que nunca foram distribuídos), disseram que autoridades estavam no meu encalço, que um dia apareceriam em minha porta para uma conversa "cara-a-cara" que nunca aconteceu. Talvez por saberem que aqui o "buraco" é mais embaixo e que "Scarlet" (minha Glock 25) está sempre ao alcance da mão. 

Enfim, tudo isto é passado.

Hoje vejo, com alegria, que muitos daqueles que ontem me criticavam, condenavam por minha oposição ao tal "Rivas de Ogyian", tiraram as traves dos olhos e, por si mesmo, descobriram que tudo o que eu dizia há 16 anos atrás era verdade. Muitos, inclusive antigos desafetos que hoje se tornaram meus amigos, viram que a decadência moral, espiritual, ética de muitos que se arvoram "mestres" não poderia mais ser ignorada. As narinas podem até se acostumar com o mal odor, mas quando é demais fere os sentidos. 

No melhor estilo "antes tarde do que nunca", alguns Mestres coroados por Yapacani resolveram sair da sombras e têm orientado alguns Iniciados, muitos dissidentes da OICD, começando, ao que parece, uma reavivamento da Raiz de Pai Guiné a partir de São Paulo. Os nomes Yassuamy e Yatiçara surgem frequentemente nas conversas que tive com algumas pessoas como responsáveis por orientar alguns Iniciados.



Em São Paulo, a TUOY (Tenda de Umbanda Oxalá e Yemanjá), dirigida pelo Sacerdote Roger Soares, as giras públicas seguem os preceitos deixados por Matta e Silva. Na mesma linha, o TEV (Templo da Estrela Verde), dirigida pelo Sacerdote William de Ayrá, tem giras nas cidades de São José do Rio Preto e São Paulo. Caso conheçam outros Terreiros que praticam de forma ortodoxa a Doutrina de Pai Guiné, entre em contato para divulgarmos. 

Vida Longa à Raiz de Pai Guiné de Angola.