sábado, maio 02, 2009

O ATALAIA

Era chamado ATALAIA o soldado que ficava na torre de vigia e que dava o alarme (geralmente tocando uma trombeta) no caso de perigo, em geral inimigos que apontavam no horizonte. Os atalaias eram os mais capazes fisica e mentalmente, já que obrigatoriamente deveriam ter boa visão (noturna e diurna) e pulmões fortes para tocarem as imensas trombetas.

Do alto da estratégica torre, o atalaia tinha uma visão privilegiada de toda a área ao redor da fortificação, podendo discernir entre "amigos" e "inimigos" e assim proteger a sua posição. Alertava os demais para que se preparessem para a batalha mas, infelizmente, nem sempre eram bem sucedidos.

Na terminologia militar moderna, os atalaias eram uma espécie de "força de elite" dos exércitos da antiguidade. A primeira linha de defesa, não somente contra numeroso exército inimigo, mas também contra sutis infiltrações.

Há de se falar também que o atalaia é incorruptível.

Além de coragem, inteligente e força física, uma das características que se procurava neste homens era a lealdade ao seu povo, ao seu rei, enfim, às suas convicções. Haveria de ser assim, já que isto evitaria que o mesmo fosse facilmente subornado pelo inimigo afim de entregar sua cidade. O ideal maior era que o interesse de muitos (a cidade) deveria sempre superar o de poucos (o dele mesmo).

Faltam verdadeiros Atalaias na Umbanda.

Nossa religião está à mercê de aventureiros que se auto-proclamaram "profetas" d' Aruanda, que dizem estar em contato direto (e até mesmo incorporar) entidades da envergadura de Caboclo Velho Payê. Soberbos médiuns que acreditam estar em grau tão elevado, que MENTEM ao dizer trabalhar mediunicamente apenas com espíritos que estejam, no mínimo, no grau de Guia, quiça Orixás Menores.

São "chefes-de-terreiros" que exigem dos seus médiuns que se ajoelhem para cumprimentá-los, que entoem loas do tipo "vida longa ao mestre" afim de que seu ego fique cada dia mais inflamado e que a sua "majestade" (e "santidade") se sobressaia entre seus seguidores.

Estes "falsos profetas", não raramente, dominam não somente a vida espiritual de seus seguidores, mas também a profana, dizendo à eles o que podem ou não fazer de suas próprias vidas, manipulando-os de forma a dominar não somente suas mentes, mas também seus corpos.

Diante de tudo isto, não se ouve o som das trombetas dos Atalaias da Umbanda.

Os poucos que as fazem soar não são ouvidos e a nossa "cidade" vem sendo facilmente dominadas pelo inimigo. Os Atalaias de outrora morreram, se entregaram, debandaram ou, pior, foram corrompidos.

Restaram poucos, é verdade... mas continuarão tocando suas trombetas até que sejam ouvidos ou que não tenham mais motivos para vigiar.

::::::::::::::::::::

Foto: Sentinela Farroupilha - Escultura de Antônio Caringi (Pelotas - RS)