quarta-feira, setembro 10, 2008

A VINGANÇA DO LIVRO DAS ENERGIAS

Para quem não se lembra, há alguns anos atrás, quando do lançamento do "Livro das Energias" de autoria de Rubens Saraceni, houve uma tremenda polêmica no meio umbandista, devido aos conceitos exposados naquela obra.

À época dos fatos, estudiosos de "alto coturno" como Carlos de Brito Imbassahy (Físico e estudioso espirita), Anita J. Marsaioli (Doutrora em quimica da UNICAMP), Dr. José Walter Martins (Docente do Departamento de Química Analítica da UNICAMP), dentre outros especialistas, foram unânimes em desautorizar os conceitos contidos naquela obra. (clique nos links para ler os artigos)

A "chiadeira" foi tão grande, que Rubens Saraceni acabou por tirar o livro de circulação e não lançou novas edições do mesmo.

Mas como era de se esperar, a vingança tardou mas chegou.

O pessoal ligado à Rubens Saraceni, certamente encabeçado pelo próprio, questionaram e atacaram com veemência no site "PDU - Portal em Defesa da Umbanda", o livro "Lições Básicas de Umbanda" de autoria de Rivas Neto, que trata a entidade "Zé Pilintra" como "pilantra" e chama boiadeiros, marinheiros, baianos e as pombas-gíras do tipo "Marias" de espíritos trevosos e atrasados.

No meio do picadeiro deste imenso circo em que se transformou esta "guerra dos cem anos" entre Rivas Neto e Rubens Saraceni, com direito a "desagravo" às tais Entidades, com direito de adjetivar "Zé Pilintra" de "santo" e tudo mais, foi lançada uma petição on line, dirigida ao Congresso Nacional, com a EXIGÊNCIA de que os termos desrespeitosos usados nas obras "Lições Básicas de Umbanda" e "Umbanda e o Poder da Mediunidade", este de autoria de W.W. da Matta e Silva, sejam definitivamente exclúídos.

No que pese o ridículo da situação, a postura anti-democrática e censora por parte daqueles que vivem, aos berros, exigindo respeito aos seus conceitos, aos seus escritos, Rubens Saraceni incluso, tal iniciativa será inócua, já que o Congresso Nacional não tem poderes para CENSURAR livro algum. O departamento jurídico do PDU deve estar desativado ou é composto de pessoas que nada entendem de Direito.

O mesmo preceito constitucional que permite que Rubens Saraceni escreve um amontoado de besteiras no "Livro das Energias" e em todas as suas demais obras, com "exus bem dotados" e "pomba gíras" ninfomaníacas, sem falar nos conceitos errôneos não somente físicos, mas também teológicos, teogônico e cosmogônicos, é a mesma que garante que Rivas Neto, Matta e Silva, Roger Feraudy, eu ou você, caro leitor, publiquem seus próprios pontos de vistas, inclusive negando a "santidade" ou "elevação" desta ou daquela Entidade.

Quando foi lançado o "Livro das Energias", apesar das críticas ferozes contra o mesmo, não recordo de ter havido nenhum tipo de movimento ou petição pedindo para o que mesmo fosse retirado do mercado, ou que as muitas bobagens (90% na se aproveita...) fossem revistas ou excluídas da obra.

Na verdade, apesar deste factóide criado por Rubens e os seus asseclas sere inócuo, é uma tentativa pusilânime e covarde de vingança, já que foi Rivas Neto e Silvio Garcez (Mestre Aramaty), que encabeçaram a polêmica sobre o "Livro das Energias". Porém, justiça seja feita, em nenhum momento tentaram usar de CENSURA contra tal obra.

Apesar de minha certeza de que tal pedido é juridicamente impossível de ser atendido, não importando quantas assinaturas sejam recolhidas, não podia deixar de registrar minha indignação quanto ao fato.
E, tenham certeza, que se tal situação fosse em relação a qualquer obra do Rubens Saraceni, ou de qualquer outro escritor umbandista, sendo eu favorável ou não as suas idéias, estaria igualmente indignado com tamanha falta de HONRA e DIGNIDADE.

Posso não concordar com nenhuma das suas BOBAGENS, mas defenderei até a morte o seu direito dizê-las. Este é o meu lema. =)

Por fim, a pergunta que fica é a seguinte:

Verificando as assinaturas junto à tal petição, senti a ausência dos nomes do próprio Rubens Saraceni e de seu "discípulo-mor" Alexandre Cumino. Por quê será? =/