sexta-feira, junho 27, 2008

UMBANDA DE "HOGWARTS": QUERO SER COMO HARRY POTTER

Todas as vezes que digito a palavra "Umbanda" na ferramenta de busca do Google me deparo com algo surpreendente e, não raramente, decepcionante ligado à nossa Religião.

Hoje encontrei o blog de um determinado "Templo", que apesar de afirmar ser uma entidade religiosa sem fins lucrativos, mantem um "link patrocinado" junto ao Google, recurso este oneroso (algo em torno de R$ 800,00, para o pacote básico) e próprio de instituições comerciais.

Mas o problema, na verdade, não é este. Afinal de contas, todos temos o direito de divulgar nosso trabalho seja lá da maneira que for. Porém, quando se entra no tal blog, vemos que a realidade é outra.

Existe por lá a oferta de um tal Curso Iniciático de Mediunidade", onde, dentre outras coisas, o conteúdo programático prevê Noções básicas de como cuidar do Anjo da Guarda, O segredo das ervas e essências, A Magia de Defesa e Proteção, História do surgimento da Umbanda e da Mediunidade. Os Chácras (Centros de Forças) e suas correspondências com os ORIXÁS. As sete linhas de Umbanda e Atribuições de cada Orixá. Manifestação Mediúnica e atuação das Entidades na Umbanda (Caboclos, pretos velhos e crianças). Exus, os Verdadeiros Guardiães. (sic)

Apesar da curiosa matéria "como cuidar do Anjo da Guarda", como se este fosse um animalzinho de estimação que dependesse de nós, humanas criaturas, para sua subsistência, nenhuma novidade, visto que coisas assim vemos até em jornais e revistas, ensinadas pelos "gurus das estrelas" e coisa que o valha. Só mais uma prática por parte daqueles que ignoram os verdadeiros fundamentos da Umbanda.

Então - pergunta o arguto leitor - qual o problema?

Temos, na verdade, dois problemas sérios (três, se contarmos os erros de grafia e gramática do texto):

O primeiro é a pecha de "iniciático" do curso.

No que pese o dicionário definir "iniciação" como ato de dar ou receber os primeiros elementos de uma prática ou os rudimentos relativos a uma área do saber, o anúncio deste curso leva o interessado a pensar que será "iniciado" no sentido místico, esotérico da palavra. Na verdade, o anúncio leva ao ao erro, é um engodo, visto que ninguém pode se dizer Iniciado de Umbanda com um cursinho de três meses.

O outro problema é a tal "Magia de Defesa". Isto me remete a uma das disciplinas ensinadas na fictícia "Escola de Magia de Hogwarts", da série de livros infanto-juvenis "Harry Potter", chamada "Defesa contra a Arte das Trevas".

Talvez tal matéria verse, dentre outras coisas, em como conjurar o "patrono" (expecto patronum) ou como se defender de algumas das chamada "maldições imperdoáveis" (cruciatus, imperius, avada kedavra) ou, quiça, de como espantar "diabretes da cornualha", "lobisomens", "kappas", "hinkypunks" e o "bicho-papão", este, em especial, com o feitiço "ridiculus". (não esqueçam o manejo e a torção correta da varinha mágica e do pulso, respectivamente).

Infelizmente, este não é um caso isolado. Na verdade citei este "templo" simplesmente para mostar como os oportunistas, famosos ou desconhecidos, estão se locupletando com esta moda ridícula de formar "magos", "médiuns", "teurgos", "mestres" e "hierofantes".

Se vc tem tempo, dinheiro e o mínimo de credulidade, então está apto a se tornar um "mago", com um "grau", reconhecido por todos, e somente por eles, os seguidores daqueles que ministram estes ciusos. Na verdade, não existe nenhum outro pré-requisito para que se candidate ao "cargo", tanto que até o nosso simpático cachorrinho "chegou lá", como podemos ver na foto que ilustra este artigo.

Para encerrar, peço agô ao Portentoso Caboclo Mirim para parafraseá-lo:

"Umbanda é coisa séria para gente séria."