terça-feira, maio 05, 2009

EDIÇÃO EXTRA: HISTÓRIAS QUE O POVO (NÃO) CONTA IV

Não faz muito tempo recebi um email contando uma história muito engraçada e, ao mesmo tempo, trágica sobre um determinado "baba" (o qual vou omitir o nome e a alcunha por motivos legais) que, não obstante a "banca" que vive pondo em listas de discussões e os comentários desairosos que faz contra tudo e contra todos, demonstra bem claramente quem vive de aparências neste meio.

Um leitor nos relata que ele, ao se sujeitar a um ritual de passagem de grau, foi colocado sob a responsabilidade do "baba" em questão, que deveria estar no terreiro às 21:00 horas daquele dia. Importante salientar que o iniciado estava de jejum durante todo o dia. Às 23:00 horas, o tal 'baba" ainda não havia se apresentado, então o "chefão" apareceu e perguntou ao iniciado onde estava o tal "baba".

Diante da resposta que ele não havia aparecido, o "chefão" ficou irritado, pegou o telefone e descobriu que o sacerdote não havia se apresentado no horário marcado para o ritual porque foi assistir o jogo do Corintians.

O diálogo entre o "chefão" e o "baba" trapalhão foi mais ou menos assim:

- Porra, nada com você dá certo, o cara vem de Curitiba e você o deixa passando fome aqui para ir na merda do jogo, essa é a terceira vez que faz cagada, isso não acontecerá de novo.

- Perdão, meu Pai... não acontecerá de novo.

- Você não faz nada certo, absolutamente nada, nem acender vela você sabe!!!.

Pari passu, o "chefão" desliga o telefone sem maiores cerimônias, chama a sua assistente e determina:

- Nao escale este sujeito para mais nada, só para as giras quinzenais.

E assim foi feito.

Imagine um "sacerdote" que deixa de cumprir suas obrigações dentro do Terreiro para ir assistir ao jogo do "Timão". Um sujeito que o próprio "pai-de-santo" dele afirma que não sabe acender nem uma vela e ainda fica em listas pagando lição de moral e criticando a tudo e a todos, inclusive outros sacerdotes e iniciados.

O sujeito não tem compromisso com um ritual de passagem de grau, troca sua responsabilidade dentro do Terreiro para ir assistir à um jogo de futebol, desobedece o seu "pai-de-santo" e ainda quer vir dar uma de "bom de sela" para cima dos outros?

Pelo exposto, ao que parece, o sujeito deve usar uma camisa do "Timão" por debaixo da roupa branca e seu amor pela Umbanda está muito aquém daquele que sente pelo Corintians.

Faço votos que, ao menos, o "Timão" tenha vencido a partida para compensar a vergonha. =)