quinta-feira, abril 09, 2009

O ESTRANHO MUNDO DA UMBANDA

A Umbada está inserida em um mundo estranho.

Vivemos situações absolutamente sui generis que, com certeza, não é comum às outras religiões.

Talvez por ser uma religião nova, que floresceu em um século onde as relações humanas, políticas, sociais, morais, científicas evoluiram de forma rápida, onde os meios de comunicação modernos diminuiram distâncias e criaram novas "tribos", a Umbanda tenha características, em especial doutrinárias, que dificilmente veremos em outras confissões de fé.

Parafraseando o presidente Lula, nunca na história recente deste país se viu tanta bobagem, hipocrisia, fanfarronice, puxação de saco, sofismas e mentiras em um movimento religioso como se vê na Umbanda. Quero crer que, neste sentido, perdemos somente para o movimento evangélico.

No movimento umbandista encontramos de tudo.

Temos líderes que se julgam avatares, que faz com que você acredite que está reencarnando há eras para ser um dos condutores da raça humana. Neste rastro, começa a acumular títulos e honrarias que se auto-concedeu como, por exemplo, o de "cientista", apesar de nunca ter estado envolvido com nenhum tipo de pesquisa científica.

Aquele que se diz "sucessor" destrói a obra do Mestre, entra em contradições gritantes, mutila seus escritos, desaparece com seus livros do mercado, mas continua mantendo a pose.

O açougueiro vira escritor, cria uma doutrina sem pé e nem cabeça, mas mesmo assim arrebanha de milhares de adeptos que seguem seus escritos.

As doutrinas estranhas, sem nenhum fundamento, invadem nossos Terreiros, vindas especialmente da parte de "kardecistas que não deram certo", que voltam seus olhos (e seus bolsos) para a frágil, crédula e sempre ansiosa por novidades comunidade umbandista.

Qualquer bobagem que se escreva ou fale, desde que venha de alguém famoso ou que foi "iniciado" astralmente na contra-parte de uma "importante ordem iniciática do plano físico" ou então de alguém que se diz médium da própria mãe e de personalidades como Madre Tereza de Calcutá, Dante, etc, é ovacionado e imediatamente suas idéias estapafúrdicas tomadas como doutrina.

Se não bastasse, todos os dias somos bombardeados com "notícias alvissareiras", entremeadas de panegíricos à figura de um determinado "lider". Aliás, diga-se de passagem, tais "boas novas" nunca deixam de confundir a notícia com uma louvação, um verdadeiro culto à personalidade do fulano.

O importante agora é a pirotecnia nos "ritos de louvação", os pronunciamentos capengas e sem sentido semanalmente na internet, o estardalhaço de se fazer uma video-conferência como se isto fosse algum ineditismo tecnológico. Enfim, para a turma da auto-promoção, até recursos mais do que comuns viram motivo de propaganda.

Enquanto isto, nossos Mentores Espirituais são esquecidos. O culto passa a ser às pessoas, aos líderes, às instituições.

É... realmente é um mundo muito estranho.

::::::::::::::::::::

Imagem: "O Estranho Mundo de Jack" - Divulgação - Disney Inc.