terça-feira, abril 21, 2009

FRASES FEITAS (OU MANTRAS INÚTEIS)

"A constante da Tradição Umbandista é a contínua mudança, logo a Umbanda é uma Unidade Aberta em construção.” (F. Rivas Neto - Mestre Arapiaga, em todo e qualquer pronunciamento ou video-aula que faz.)

"Temos notícias alvissareiras para o movimento umbandista..." (João Luiz Carneiro, em todo email que envia para qualquer lista.)

"Tenho 40 anos de 'Santo'. Sei quem é meu pai, meu avô e meu bisavô-de-santo..." (F. Rivas Neto - Mestre Arapiaga, em todo e qualquer pronunciamento ou video-aula que faz.)

"A palavra 'cama' vem do estrusco e 'Ubajara' significa 'cobra cega' em tupi. (William do Carmo Oliveira - Mestre Obashanan, bancando o linguista e pagando mico.)

"Queremos aproximar os saberes acadêmico, religioso e popular tradicional." (F. Rivas Neto - Mestre Arapiaga, em todo e qualquer pronunciamento ou video-aula que faz.)

"O CONUB (Conselho Nacional de Umbanda do Brasil) vem através desse email comunicar à Sociedade Civil, em especial ao movimento umbandista..." (Michel Pires - Diretor de Logística do CONUB / João Luiz Carneiro, em todo comunicado do CONUB ou da FTU.)

"Ponto para a Umbanda !!!" (Sylvio Garcez - Mestre Aramaty, em qualquer coisa que escreva.)

"Deixa a gíra girar." (João Luiz Carneiro, em qualquer coisa que escreva.)

"Sou perseguido nas listas de discussões e nas comunidades de Umbanda da internet." (Rubens Saraceni, em seu programa de rádio.)

"Sou o legítimo sucessor de W.W. da Matta e Silva e tenho um vídeo para provar." (F. Rivas Neto - Mestre Arapiaga, em seus livros e entrevistas.)

"Onde está o vídeo, que ninguém nunca viu?!?" (Ricardo Machado - Mestre Ubajara, louco para assistir o tal video que Mestre Arapiaga afirma provar sua condição de sucessor de Mestre Yapacani.)

"Pai Rivas vive para a Umbanda e não dela." (Sylvio Garcez - Mestre Aramaty, puxando o saco de Rivas Neto.)

"Eu vivo para a Umbanda, pela a Umbanda e... da Umbanda também, por que não?" ( F. Rivas Neto - Pai Rivas/Mestre Arapiaga, contradizendo Sylvio Garcez.)

"Precisamos nos alimentar nas melhores churrascarias, já que o seminário é sobre Exu e precisamos do "ejé" para nos fortalecer." (de um grupo de "mestres" que participaram de um seminário sobre Exu em Curitiba.)

"Garçom... outra capirinha." (de um "mestre" que ingeriu litros de caipirinhas na churrascaria da frase anterior. Pelo jeito, precisavam de "oti" também para revigorar o "àsé".)

"É tudo por conta de vocês. É a nossa 'salva'. (de um grupo de "mestres" que participaram de um seminário sobre Exu em Curitiba, para os organizadores.)

"Pai Rivas sempre trabalhou com Mestre Canindé e Zé Pilintra." (João Luiz Carneiro.)

"É pilantra mesmo." (F. Rivas Neto - Mestre Arapiaga, sobre a entidade "Zé Pilintra" em seu livro "Lições Básicas de Umbanda".)

"Zé Pilintra é santo." (Rubens Saraceni e convidados no desagravo à entidade Zé
Pilintra, no site PDU.)

::::::::::::::::::::

Imagem:
Rafael Corrêa