terça-feira, dezembro 09, 2008

O MITO SOLAR: COLOCANDO A NOSSA FÉ À PROVA

Para quem tem um mínimo de cultura geral e esotérica, não é novidade que os grandes avatares que surgiram neste orbe tem características que chamamos de "solares". Como não tenho o hábito de ficar "reinventando a roda", transcrevo a excelente texto do escritor Jorge Adoum onde o mesmo trata do mito solar:

"O Sol é a sombra física do Logos ou assim como a chama do seu corpo. Então a encarnação do Logos se representa por uma sombra e em corpo mortal.

O Mito Solar, pois, é uma narrativa na qual, em primeiro lugar, aparece a atividade do Logos ou Verbo no Cosmos, e depois nos fatos de vida de um ser que é uma encarnação do Logos, representado como Deus ou semi-Deus, SENDO QUE SUA CARREIRA SERÁ DETERMINADA PELO CURSO DO SOL, POR SER ESTE ASTRO A SOMBRA DO LOGOS.

O Logos Encarnado nasce com o Sol e com este no solstício do inverno; morre no equinócio da primavera e, vencedor da morte, ascende ao céu. O Deus Solar ocupava os seis primeiros meses do ano com um trabalho laborioso, ao passo que os outros seis meses são um período de proteção e de conservação.

Nasce sempre no solstício do inverno, após o dia mais curto do ano (no hemisfério boreal) e na noite entre 24 e 25 de dezembro, a noite santa por excelência, em todo o ano. O signo zodiacal da Virgem Imaculada Celestial está sobre o horizonte oriental à meia-noite, e o Sol (Menino) do ano novo dá então começo à sua jornada desde o ponto mais austral, em direção ao hemisfério norte, para livrar essa parte da obscuridade e do frio, da umidade e da fome, que seriam inevitáveis se permanecesse sempre abaixo do equador.

Nasce o Menino Solar DE UMA VIRGEM (signo da Virgem), que está no horizonte e conserva a sua virgindade depois do nascimento do Menino Solar. O Menino é fraco é débil, pois vem ao mundo quando os dias são mais curtos e mais longas as noites, ao norte do equador. A sua infância está cercada de perigos, porque nesses tempos é mais forte o reino das trevas, e os infantes astros, estrelas e luminares do céu, estão degolados pelo rei da obscuridade. Mas o dia se vai alongando com a aproximação do Menino Sol do equinócio da primavera. Chega, finalmente, a um ponto do seu passo, a crucificação, cuja data varia anualmente.

O Deus nascido na aurora de 24 de dezembro é sempre crucificado no equinócio vernal e dá a vida para alimentar os seus adoradores. Tais são as características mais importantes do Deus Solar. É fixa a data do seu nascimento, ao passo que a de sua morte é variável, devido a que, a primeira corresponde a uma posição fixa do sol, enquanto que a segunda é uma posição variável; pois, a páscoa (de passo, passagem) é variável e calculada segundo as posições relativas do Sol e da Lua, porque esta data não se refere à história de um homem, mas, sim, à do Deus Solar.

O Sol é a sombra física do Logos ou assim como a chama do seu corpo. Então a encarnação do Logos se representa por uma sombra e em corpo mortal."

No excelente (e desconfortável) documentário Zeitgeist (pronuncia-se "tsaitgaist") podemos ver uma explicação, inclusive levantando-se um véu até então restrito à algumas Ordens de caráter iniciático, que disponibilizo mais abaixo.

Certamente algum leitor pode estar perguntando o que tudo isto tem com a Umbanda.

Pois bem...

Lembro que Oxalá tem características solares (tanto que foi sincretizado com Jesus Cristo), além do quê o verdadeiro Umbandista deve estar em um contínuo processo de aprendizagem. Por outro lado, não podemos nos esquecer que uma grande base doutrinária da Umbanda é o cristianismo, por isto deixo a pergunta:

Se Jesus Cristo, o Oxalá de nossa Umbanda, for um mito, em quê a nossa fé é alicerçada?