quarta-feira, abril 01, 2009

REQUIEM

Definição de Requiem - Missa (cerimônia religiosa cristã) especialmente composta para um funeral. Na música, contém passagens bíblicas e orações para a entrada dos mortos no céu. O termo (réquiem) tem sido ocasionalmente associado a outras composições musicais em honra aos mortos.

Hoje tive a confirmação, através do atendimento ao cliente da Editora Escala (11 - 3855-1000), que a "Revista Espiritual de Umbanda" foi cancelada. Obviamente, há relação entre a ação que movi contra a Editora e este evento.

Infelizmente, a jornalista Virginia Rodrigues e o editor geral da publicação, Marques Rebelo, não aceitaram compor um acordo extrajudicial comigo para, amigavelmente, colocarmos fim à situação. Acreditaram, mesmo alertados sobre a "letra fria" da Lei de Direitos Autorais (Lei 9.610/98), que a mera publicação de uma errata iria desconfigurar o ilícito civil (e penal) que praticaram ao publicar meu artigo sem a devida autorização.

Aliás, como já disse em outro artigo, a revista primava por compilar artigos e textos encontrados em sites e blogs, sendo um verdadeiro milagre que outras pessoas, pelo menos até o momento, não tenha demandado judicialmente contra a mesma por desrespeito aos direitos autorais. Era de praxe, simplesmente, publicarem o que achavam interessante, sem nenhum contato com os autores ou autorização prévia.

Fica aqui, portanto, o alerta aos que acreditam que suas ações no meio virtual estão encobertas pelo manto da impunidade. Como dizem na Faculdade de Direito: "mais vale um mau acordo do que uma boa ação".

Que descanse em paz.

:::::::::::::::::::::

Foto de Esteban Cavrico