A Festa de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos acontece na cidade de Serro - MG desde 1707 em torno da lenda de Nossa Senhora do Rosário, segundo a qual Nossa Senhora apareceu no mar, e quando foram os marujos (representando os portugueses)tentar resgatá-la, cantaram e dançaram, e ela, por sua vez, não foi com eles. Então surgiram os Caboclos (representando os índios) que tentaram retirá-la, e ela também não foi com eles. Eis que surgem os Catopes (representando os negros), que finalmente conseguem retirar a santa do mar.
Grupo de caráter esotérico, que pratica e difunde os preceitos deixados por W.W. da Matta e Silva (Mestre Yapacani) e a assim chamada Umbanda Esotérica.
Somos independentes e não requeremos (ou necessitamos) do reconhecimento de quem quer que seja. A Umbanda é atemporal, assim como seus verdadeiros Sacerdotes e Filhos-de-Fé, não necessitando de auxílio humano para continuar sendo a Senhora da Luz Brilhante para àqueles que podem ver a Sua Luz.
Nosso objetivo também não é fazer discípulos e seguidores. O que desejamos com a manutenção deste espaço é expor as entranhas do movimento umbandista, servir de "contra-peso" para a hipocrisia que vem campeando no meio. Diante de tanta egolatria, bajulação e contradições, o que a maioria dos que se dizem umbandistas seguem, necessário se faz que uma voz ecoe contra tudo isto. Não somos "pastores" e nem as "ovelhas" em meio a tudo isto. Somos os LOBOS.